Geografia, perguntado por salomaopalheta329, 3 meses atrás

faça um texto explicando a teoria da deriva dos continentes.​


ramundogoncalvesjr76: ola

Soluções para a tarefa

Respondido por ssabrinasilva880
1

Resposta:

Os geólogos pensam que há cerca de 325 milhões de anos toda a terra deste planeta estava unida num "supercontinente", a que chamaram Pangeia. Mas, à medida que as placas se deslocaram, a terra deste supercontinente começou lentamente a separar-se. Chama-se a este movimento a deriva dos continentes.

Respondido por tiago1558
1

Resposta:

Explicação:

"A deriva continental é uma teoria proposta pelo meteorologista alemão Alfred Wegener, no ano de 1912, e que explica a formação dos continentes. Antes de obterem sua configuração atual, as terras emersas do planeta formavam um único bloco continental, a Pangeia. Com o passar do tempo geológico, esse bloco se fragmentou, dando origem, inicialmente, a Laurásia e a Gondwana. Seu movimento contínuo ocasionou um novo rompimento e a atual distribuição dos continentes."

"Resumo sobre a deriva continental

A deriva continental é uma teoria elaborada por Alfred Wegener em 1912.

De acordo com essa teoria, os continentes terrestres formavam, há mais de 200 milhões de anos, uma massa única chamada Pangeia. Esse bloco continental era banhado pelo oceano denominado Pantalassa.

A Pangeia se fragmentou e deu origem a dois continentes: Laurásia e Gondwana. Como não são estáticos, os continentes continuaram a se movimentar até chegarem à atual configuração.

A comprovação da existência de grandes blocos rochosos que formam a litosfera (placas tectônicas) e a explicação do mecanismo que os movimentam sobre o magma vieram somente na década de 1960, 30 anos após a morte de Wegener."

Perguntas interessantes