História, perguntado por kailanirosildasilvab, 10 meses atrás

faça um texto de 15 linhas falando sobre a arte do Renascimento​

Soluções para a tarefa

Respondido por BiaTol
23

Explicação:

O que foi o Renascimento?

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.

Características do Renascimento

A razão, de acordo com o pensamento da Renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.

Espero ter ajudado!

Me segue no insta:@bianca_tainaa

Respondido por wanessadarcohasoare
9

Resposta:

O que foi o Renascimento Cultural?

O Renascimento, renascença ou renascentismo originou-se na Itália entre os séculos XIV e XVII com seu ápice no século XVI. O Renascimento foi um período histórico e um movimento cultural, intelectual e artístico que buscava nascer de novo resgatando as artes clássicas: grega e romana.

Como foi o renascimento?

O renascimento aconteceu devido ao florescimento de cidades como Veneza, Gênova, Florença, Roma e outras. A burguesia ficava cada dia mais poderosa.

Principalmente os empresários de lã, seda e peles, se tornaram os principais protagonistas na política e na economia e foram responsáveis pela formação de um novo mercado de arte e cultura juntamente com alguns príncipes e papas.

Ele foi impulsionado pela mudança de pensamento, que tirava Deus do centro da vida e do universo, e colocava o homem.

Resumo do Renascimento cultural

Historicamente, o Renascimento foi o período de transição entre o feudalismo e o capitalismo. Culturalmente foi um movimento de retorno à cultura pagã. Houve regressão nas ciências teológicas e filosóficas principalmente.

Todo o produto artístico medieval, já avançado foi estagnado e o que renasceu foi um passado distante não tão profundo, mas cheio de pompa e de grandiosidade.

A intenção renascentista não era elevar a alma do homem às coisas belas, verdadeiras e justas, como faziam as artes medievais. Era simplesmente impressionar os sentidos, impactar.

A Itália foi o centro do Renascentismo, onde também surgiu o Humanismo, que substituiu o teocentrismo (uma das características da Idade Média que centrava Deus como criador e o homem como criatura) pelo antropocentrismo, que colocava o Homem no centro do universo.

Expansão pelo mundo

No início, em seus primeiros 200 anos, o renascimento se restringiu à Itália. O restante da Europa estava cheio de estilos arquitetônicos ainda ligados ao gótico e ao tardo-românico.

A expansão do estilo renascentista se deu por vários motivos, como guerras, anexações de territórios, intercâmbio de artistas italianos que viajavam para outras cidades, pedidos de outras cortes, etc.

Por causa disso não se pode dizer que o renascimento foi uniforme em toda a Europa. Em cada país ele foi diferente.

Principais características do Renascimento

Continuando a história do Renascimento, temos o seguinte: Os artistas da época tinham a cultura greco-romana em alto valor.

Eles pensavam que gregos e romanos possuam uma visão completa e humana da natureza. Por isso, as qualidades mais valorizadas no ser humano na época eram a inteligência, o conhecimento e os dons artísticos.

Quais são as principais características do renascimento?

O racionalismo: noção de que a razão é o único meio para se obter conhecimento

O experimentalismo: aceitação apenas de princípios que podem ser experimentados com testes visíveis aos 5 sentidos

O individualismo: o homem é colocado no centro, sozinho, sem uma coletividade, sendo senhor de suas emoções e ações do mundo

O antropocentrismo: o homem é o centro do universo e não Deus

O humanismo: valorização do saber crítico voltado ao conhecimento do homem e de suas habilidades

O universalismo: busca pelos saberes em diversas áreas, em vez do saber especializado em uma só.

O cientificismo: noção de superioridade da ciência sobre todas as outras formas de entender a realidade, como religião, filosofia, metafísica, etc.

O Racionalismo

No qual os renascentistas eram convictos de que a razão era o único caminho para se chegar ao conhecimento, e que tudo podia ser explicado pela razão e pela ciência;

O Experimentalismo

No qual para eles todo conhecimento deveria ser demonstrado através da experiência científica;

O Individualismo

No qual parte do princípio do homem conhecer a si próprio, buscando afirmar sua própria personalidade, talentos e satisfazer suas ambições. Esta concepção se baseia no princípio que o direito individual estaria acima do direito coletivo;

O Antropocentrismo

No qual se colocava o homem como a suprema criação de Deus e como o centro do universo.

Perguntas interessantes