Filosofia, perguntado por gerscream, 1 ano atrás

Explique o papel do corpo e da alma na visão de Sócrates e Platão. O que para Sócrates é a diferença entre os seres humanos e os animais dentro desse conceito de corpo e alma.

Soluções para a tarefa

Respondido por danc1
10
Concepção de alma (para Platão): Ele concebe o homem como um ser composto de corpo e alma. O corpo, constituído de matéria, está sujeito às leis da physis e está em constante mudança. A alma (psykhé, princípio que move o homem) é imutável. Por estar unida ao corpo, a alma precisa se adaptar a ele. Nessa união, ela acaba assumindo três aspectos diferentes que, embora se complementem, se desenvolvem, e se manifestam em ritmo e intensidade desiguais, podem entrar em conflito entre si, às vezes. Assim, a alma do ser humano engloba três funções, cada uma delas associada a uma parte do corpo. Embora ela seja una e indivisível, manifesta-se como se fosse uma composição de três almas diferentes, objetos da psicologia aristotélica: 1) Elemento apetitivo ou concupiscente: no baixo ventre, com função de prazer, dor, desejo e das necessidades corporais (alimentação, repouso, sexualidade); 2) Elemento irascível: no tórax, com função de sentimentos (coragem, covardia, amor, ódio, etc.); 3) Elemento racional: na cabeça, com função de razão (faculdade ativa e superior, capaz de diferenciar o bem e o mal, a ilusão e a verdade). Essa concepção de alma é a base da ética platônica. A cada parte da alma, Platão ainda atribui uma virtude específica, acrescentando ainda uma quarta virtude, a Harmonia do conjunto: que é Justiça, o correto ordenamento das outras três virtudes, assegurando a cada parte da alma a realização de sua função, subordinando, mas não submetendo a Moderação à Fortaleza, e ambas à Prudência. II – Concepção de alma (para Aristóteles): a matéria não possui nenhum movimento intrínseco. No entanto, encontramos na natureza seres animados, os quais possuem em si mesmos um princípio de movimento. Esse princípio é a alma. Ela é forma que organiza os seres animados. Aristóteles a define como “a alma é aquela coisa devido à qual vivemos, sentimos e pensamos”. Segundo a teoria formulada na obra Acerca da Alma, enquanto que em alguns seres a alma possui apenas uma função ligada à manutenção da vida, em outros, ela apresenta funções mais complexas. Fundamentalmente, a alma pode apresentar três funções distintas, que leva Aristóteles a falar de três partes da alma, ou mesmo de três almas: 1) a alma vegetativa: é o princípio que regula as atividades biológicas. Está presente em todos os seres vivos, plantas e animais, e inclusive no homem. É responsável pelos instintos, pelos impulsos, crescimento, nutrição e reprodução; 2) a alma sensitiva ou desiderativa: está presente somente nos animais, é responsável pelas sensações, pela percepção das peculiaridades dos objetos com os quais os animais entram em contato. Essa alma ainda coordena os movimentos corporais; 3) e a alma intelectiva ou pensante: que é uma exclusividade do ser humano. Ela é a capacidade de pensar discursivamente, de elaborar teorias e de pensar em explicações. É dela que deriva a capacidade de formular juízos sobre a realidade.
Respondido por ricafredeal
7

Resposta: Sócrates chama alma de Psique, utiliza-se dos mesmos conceitos platônicos, apesar de Sócrates fazer uso de outras analogias para descrever seu pensamento que Platão não utiliza. A psique em Sócrates se refere na busca do uso da razão com a finalidade de elevar os homens ao mais alto grau de tomada de consciência da sua existência. Sócrates acreditava na imortalidade da alma e que teria recebido, em um certo momento de sua vida, uma missão especial do deus Apolo Apologia, a defesa do logos apolíneo "conhece-te a ti mesmo". Sócrates também duvidava da ideia sofista de que a arete (virtude) podia ser ensinada para as pessoas.

A teoria das idéias de Platão está diretamente ligada a sua teoria da alma. Na parte IV, do seu livro “República”, Platão concebe o homem como corpo e alma. Enquanto o corpo modifica-se e envelhece, a alma é imutável, eterna e divina. Platão mostrou-nos que todos nós estamos sempre em contato com duas realidades: uma inteligível e outra sensível, a teoria das idéias de Platão está diretamente ligada a sua teoria da alma. Platão concebe o homem como corpo e alma. Enquanto o corpo modifica-se e envelhece, a alma é imutável, eterna e divina. A alma inteligente preso ao corpo um dia foi livre e contemplou o mundo das idéias, mas as esqueceu.

Explicação: A idéia que se passa quando Platão argumenta sobre a existência da alma e Sócrates faz a mesma coisa, falando sobre a psique, é que essa alma ou psique unida ao corpo tem necessariamente que se purificar da ignorância, e isso se faz através do conhecimento. Lembrando que Platão sempre está dizendo que o corpo é sujeito às corrupções ao passo que a alma é imortal. E uma vez que essa mesma alma um dia estava em outra vida, contemplando as realidades invisíveis, mas ao descer para o corpo se esqueceu desse ideal, mas encontrando-se latente ela pode ser despertada por meio do raciocínio para assim sair de uma vez por todas da caverna, chegando finalmente, onde é o desejo ardente de Platão e Sócrates, ao mundo das idéias.

Perguntas interessantes