Geografia, perguntado por EduardoCMNL, 9 meses atrás

Explique, depois de definir, brevemente, os modelos econômicos destes, a situação política atual da Coréia do Sul e do Chile, relacionando-a com o filme "Parasite".​

Soluções para a tarefa

Respondido por Proletariados432
1

Resposta:

         Tanto o Chile quanto a Coréia do Sul aplicam o modelo econômico neoliberal. Tal modelo consiste na mínima intervenção do Estado no meio econômico, resultando em grandes privatizações, uma vez que o mesmo diz que o Estado é um péssimo gestor. Sendo assim, o mercado fica livre para desenvolver melhor suas leis, tendo como gestor a "mão invisível do mercado", ou seja, o mercado se autorregula, regulando também a ordem econômica. O problema está na intensa desigualdade social por tal modelo causada, com cada vez menos leis e direitos trabalhistas.

         No Chile, atualmente, estão ocorrendo diversas manifestações contra o governo e suas políticas neoliberais. A causa dessa revolta é uma imensa desigualdade social, aliada à comercialização total de muitos serviços sociais e aposentadorias, sendo que, por muito tempo, tal situação se manteve oculta pelos observadores internacionais (mídia). O Chile foi considerado por muito tempo um exemplo de sucesso neoliberal, tendo em vista o seu PIB per capita o melhor da América Latina. Uma comparação do nível de desigualdade social do Chile: Economicamente falando, os 5% mais baixos da população chilena tem renda aproximada aos 5% mais baixos da Mongólia, enquanto os 2% mais altos possuem uma renda equivalente aos 2% mais ricos da Alemanha. "É como se Dortmund e as favelas de Ulan Bataar estivessem reunidos em um só lugar".

         A Coréia do Sul faz parte de um grupo de países neoliberais conhecidos como "Tigres Asiáticos", nesses países existe um alto nível de industrialização, principalmente estrangeira, proveniente da barata mão de obra, resultado da ausência de leis trabalhistas e poucos benefícios a trabalhadores. O resultado atual é uma pobreza ocultada pela imagem da "grande e tecnológica Coréia do Sul", sendo que nela há uma intensa desigualdade social e uma grande desmoralização e precarização daqueles menos favorecidos economicamente.

   

Perguntas interessantes