Explique como o filme "Parasite" relaciona-se com o neoliberalismo presente nos dias atuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Neoliberalismo consiste, basicamente, em uma doutrina capitalista socioeconômica que visa a mínima intervenção do Estado na economia. Caracterizando-se por privatizações e intensa desigualdade social.
O Filme "Parasite" é uma alegoria da intensa desigualdade social desenfreada e da frustração popular pela falta de mobilidade social, se passando em um dos países mais ricos da Ásia, a Coréia do Sul. Ele demonstra a vida de uma família marginalizada tentando uma melhora de vida, sendo que o filme demonstra isso de um modo que machuca, transformando a obra em, nas palavras de Scott Mendelson, um "retrato social brutal".
"Parasite" foca nas vidas e nos trabalhos cada vez mais precarizados pelo funcionamento hostil do neoliberalismo, dando ênfase à péssima dignidade, auto-respeito e status social dos menos favorecidos economicamente. Ao dizer de Bong Joon Hon, diretor do filme, sua crítica ao capitalismo se faz não pelo destaque à desigualdade social, mas sim pela representação da desmoralização dos trabalhadores sob a prática neoliberal, tendo em vista os países conhecidos como "Tigres Asiáticos", os quais a Coréia do Sul faz parte. Nesses países existe uma grande industrialização, em grande parte por empresas estrangeiras, tal industrialização se dá pela barata mão de obra, resultado da ausência de leis trabalhistas.
Por fim, a possível maior crítica da obra esteja no "fantasma da casa dos Park" que o filho caçula da família havia visto. Tal acontecimento faz referência aos pobres como fantasmas, despercebidos ao viver às margens da sociedade. É dito pela mãe deste caçula à "professora de artes": "dizem que ter fantasmas em casa é um bom sinal, pois eles trazem riqueza a nós.", fazendo alusão à classe trabalhadora pobre, que sustentam os ricos, ao passo que eles nem sequer os notam, por isso tornam-se fantasmas.