Sociologia, perguntado por EduardoCMNL, 11 meses atrás

Explique como o filme "Parasite" relaciona-se com a meritocracia "presente" nos dias atuais.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Proletariados432
1

         Nas sociedades neoliberais, um termo bastante comum é a meritocracia, que visa, por sua vez, o esforço e o mérito levando o indivíduo ou a massa á riqueza, respeito e status social, de um modo geral.

         No filme "Parasite", vemos os membros da família Kim na busca por uma ascensão social, frustrados por serem incapazes de fazê-lo -pois não havia sequer oportunidades de emprego ou de universidades- surge uma oportunidade para o filho, Ki-woo, "entrar" na rica família Park como um falso professor particular de inglês. Após isso, devido á manipulações, toda a família Kim está empregada dentro dos Park.

         A sátira da meritocracia em "Parasite" consiste nos Kim crerem que sua pobreza é uma consequência de suas falhas morais, e não o resultado de um sistema com base na exploração e na precariedade perpétua. No filme, essa lógica acaba em um "respeito" não merecido pelos ricos, impedindo que os pobres se identifiquem entre si e encontrem, na solidariedade, força.


Proletariados432: Complemento da resposta:
Proletariados432: No final no filme é apresentada a maior crítica à meritocracia: O filho dos Kim, Ki-woo, ao escrever a carta para seu pai (preso no subsolo da antiga casa dos Park), diz que vai estudar, trabalhar e até se casar, a fim de juntar dinheiro suficiente para comprar a casa, libertando seu pai do subsolo.
Proletariados432: Enquanto Ki-woo diz isso, aparece de fundo uma cena que remete a ele mesmo comprando a casa, estando bem vestido e cuidado, demonstrando que alcançou a riqueza almejada, e encontrando por fim seu pai. Porém logo após essa cena, é mostrado Ki-woo lendo sua própria carta, ainda em sua casa-porão.
Proletariados432: Essa cena, como um todo, demonstra a ilusão de um indivíduo, jogado à margem da sociedade, pensando que, pela meritocracia, se enriquecerá, o que é, basicamente, impossível de ocorrer.
Perguntas interessantes