Examine esta propaganda de uma empresa de certificação digital (mecanismo de segurança que garante autenticidade, confidenciabilidade e integridade às informações eletrônicas).
a) Aponte a relação de sentido que existe entre a mensagem verbal e a imagem.
b) Forme uma frase correta e coerente com base em um verbo derivado da palavra “burocracia”.
c) “Estar com os dias contados” é uma das dezenas de locuções formadas a partir do substantivo “dia”. Crie uma frase em que apareça uma dessas locuções (sem repetir, é claro, a locução utilizada na propaganda acima).
Soluções para a tarefa
a) A relação semântica construída nesta campanha publicitária sobre certificação digital associa a tecla “delete", do teclado de um computador, ao grande crescimento tecnológico. Ao mesmo tempo, esta evolução tecnológica teria a incumbência por dar fim aos métodos antiquados e burocráticos existentes , que na campanha estão representados pelo carimbo.
b) Burocracia é um substantivo feminino, e deste derivou-se o verbo burocratizar.
Podemos empregar este verbo da seguinte forma: “As perícias médicas burocratizam o acesso a exames médicos e cirurgias”.
c) O substantivo “dia” é empregado em inúmeras locuções, como “todo dia”, “dia e noite”, “dia a dia” podendo ser exemplificado nesta frase: “Os congestionamentos no trânsito fazem parte do nosso dia a dia”.
Resposta:
a) Há entre a imagem e o texto verbal uma relação de sentido de contiguidade, na qual um elemento x é usado em lugar de um elemento y: o carimbo, no texto visual, é usado em lugar de “burocracia”, no texto verbal. Em outros termos, o carimbo é o objeto escolhido para representá-la, já que em geral é associado aos trâmites burocráticos. A tecla “delete”, no texto visual, também em relação metonímica, representa a informatização: o mundo digital acabaria com a necessidade de carimbar papéis, de acumulá-los, pondo fim aos expedientes burocráticos.
b) Com o verbo “desburocratizar”, derivado do substantivo “burocracia”, pode-se formar a seguinte frase: “É fundamental desburocratizar as relações cotidianas, para que o homem disponha de mais tempo para si”. Outro exemplo: “Deve haver uma reforma no Judiciário para desburocratizar o acesso à Justiça, tornando-a mais ágil”.
c) Outra locução formada com o substantivo “dia” é “perder o dia”, como exemplifica a frase a seguir: “Perdi o dia tentando ser atendido nesta repartição pública”. Outro exemplo, agora com a locução “valer o dia”: “Você me ligou / naquela tarde vazia / e me valeu o dia” (Edgard Scandurra e Ricardo Gasparini. Tarde Vazia.).
Explicação: