Matemática, perguntado por madsonhd3407, 1 ano atrás

Observe as figuras acima e assinale a alternativa correta.

a) O equilíbrio e a harmonia do poema ZEN são elementos típicos da produção poética brasileira da década de 1960. O perímetro do triângulo ABF, por exemplo, é igual ao perímetro do retângulo BCJI.
b) O equilíbrio e a harmonia do poema ZEN podem ser observados tanto no conteúdo semântico da palavra por ele formada quanto na simetria de suas formas geométricas. Por exemplo, as áreas do triângulo ABF e do retângulo BCJI são iguais.
c) O poema ZEN pode ser considerado concreto por apresentar proporções geométricas em sua composição. O perímetro do triângulo ABF, por exemplo, é igual ao perímetro do retângulo BCGF.
d) O concretismo poético pode utilizar proporções geométricas em suas composições. No poema ZEN, por exemplo, a razão entre os perímetros do trapézio ADGF e do retângulo ADHE é menor que7/10.
e) Augusto dos Anjos e Manuel Bandeira são representantes do concretismo poético, que utiliza proporções geométricas em suas composições. No poema ZEN, por exemplo, a razão entre as áreas do triângulo DHG e do retângulo ADHE é 1/6.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por sabrinasilveira78
1

Transpondo o Poema Zen para a representação matemática, podemos considerar Px para representar o perímetro e designar Sx para representar a área do diagrama (x). Encontraremos, portanto, de acordo com cada alternativa proposta:

a)    PABF = 2a + a√2 ≠ 3a = PBCJI

 

b)    SABF = x{2}  / 2  = SBCJI

 

c)    PABF = 2a + a√2 ≠ 4a = PBCGF

  

d)    PADGF/  = 4ª + 2a√2 = 2 + √2 >  7  .

       PADHE                8ª               4        10

       

 

                   a² .

e)    SDHG   =     2     =   1   .

SADHE         3a²         6

 

 

Considerando as equações matemáticas acima, as questões B e E estão corretas. No entanto, descartaremos como correta a opção E, pois esta associa ao concretismo dois poetas modernistas.

Perguntas interessantes