ENEM, perguntado por Henricoferreira5629, 11 meses atrás

Estudar a China que enfrenta e se fortalece nacionalmente em meio à maior crise fnanceira da história demanda a percepção desta dialética, quase unidade de contrários, entre o Estado, o planejamento, a propriedade privada e o mercado. Pode-se dizer que se tratam de formas de mediação distantes historicamente, porém próximas espacialmente. A China é uma formação social complexa e distinta, onde uma distância histórica de centenas de anos pode ser observada em menos de 500 quilômetros adentro. (...) Plano e mercado são complementares da mesma forma que um todo único que engloba formas de produção do século XVII e uma grande propriedade altamente sofsticada e socializada convivem numa mesma formação social. JABBOUR, E. Crise, plano e paradigma de modelo na China. In: BARROSO, S. SOUZA, R. A grande crise capitalista global 2007-2013: conexões e tendências. São Paulo: Anita Garibaldi/Fundação Maurício Grabois, 2013 = A partir da crise de 2008 o modelo econômico Chinês foiduramente criticado por muitos países. A crítica, que sebaseava principalmente em um aparente "paradoxo", tinha seufundamento:A Na permanência de práticas milenares de produção, aliadasa tecnologias modernas.B No plano econômico de fundo Socialista Soviético, atreladoa medidas políticas de austeridade.C Na valorização do livre mercado pelo Estado Chinês,enquanto que outros países incentivaram a estatização daeconomia.D Na incorporação de elementos da cultura no modeloeconômico adotado a partir dos anos 2000.E Na contradição entre o modelo econômico e o modelopolítico de cunho socialista

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavoif
1

A crítica, que se baseava principalmente em um aparente "paradoxo", tinha seu fundamento: Na permanência de práticas milenares de produção, aliadas a tecnologias modernas.

A economia chinesa e, nos dias atuais, a que mais cresce no planeta. Em media ha um crescimento de 9% ao ano. Devido a esse fato, no inicio do seculo XXI, a China ocupou o posto de segunda maior potencia economica do mundo, passando paises como Japao, Alemanha e aproximando-se dos Estados Unidos. Tal fato atraiu muita atencao do mundo para o modelo chines de crescimento economico.

Mas infelizmente, a China e o maior exemplo que crescimento economico nao significa crescimento social. Mesmo registrando as maiores taxas de aumento do Produto Interno Bruto - PIB, ha uma grande desigualdade na distribuicao de riquezas, bem como uma media de qualidade de vida muito baixa. Embora esforcos tenham sido feitos nesse sentido, de inserir a populacao como um mercado consumidor dos produtos fabricados internamente.

A seguir as vantagens que a economia chinesa oferece:

  • Mao de obra barata a abundante;
  • baixos impostos;
  • abundancia e facil acesso a materias primas;
  • amplo mercado consumidor;
  • facilidade no escoamento e exportacao da producao.

Perguntas interessantes