Em virtude da isegoría (igualdade de palavra), todo cidadão,sem distinção, pode pedir a palavra, por exemplo para proporuma moção que será examinada e formalizada pela bulé(proboúleuma) antes de voltar para a Assembleia (Ekklesia),onde será homologada por uma votação e se tornar lei (nómos)ou decreto (pséphisma, dógma).LEFÈVRE, F. História do Mundo Grego. São Paulo: Martins Fontes, 2007 (adaptado).Na confguração política da democracia na Grécia Antiga,sobretudo a ateniense, a ágora tinha o papel de A integrar os cidadãos em torno de monarcas quegovernavam em favor da cidade.B conceder aos homens livres a oportunidade de acessar àsdecisões dos governantes.C constituir a localidade onde os cidadãos se reuniam paradecidir sobre questões da comunidade.D reunir os militares para elaboração de estratégias a seremadotadas em caso de conflito.E agregar a comunidade para a realização de eleições pararepresentantes na Assembleia.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Letra c.
As ágoras, diante da cultura grega antiga compreendiam as praças destinadas Às reuniões, onde gregos, essencialmente atenienses, realizavam uma gama de discussões acerca de assuntos relacionados à cidade, isto é, à Polis.
Logo, apesar de aparentemente compreender uma democracia efetiva, sabe-se que na realidade a cultura grega foi marcada por grandes distinções entre quem de fato eram atenienses e quem eram os considerados não cidadãos.
Perguntas interessantes