No Brasil, pode dizer-se que só excepcionalmente tivemos um sistema administrativo e um corpo de funcionários puramente dedicados a interesses objetivos. Ao contrário, é possível acompanhar, ao longo de nossa história, o predomínio constante das vontades que encontram seu ambiente próprio em círculos fechados e pouco acessíveis a uma ordenação impessoal. Dentre esses círculos, foi sem dúvida o da família aquele que se exprimiu com mais força e desenvoltura em nossa sociedade.KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2007. HOLANDA, S.B. O homem cordial. São Paulo: Cia das Letras, 2012 (adaptado) De acordo com a análise do historiador, um traço formador da vida pública brasileira se expressa na A firmeza do ordenamento político e jurídico. B predominância do privado sobre o público. C consistência da organização burocrática. D legitimidade das ações da administração pública. E solidez das estruturas políticas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
B predominância do privado sobre o público.
O texto acima apresenta questões sobre a evolução histórica da questão administrativa brasileira, no sentido de que as famílias dominantes sempre dominaram o cenário burocrático.
Apesar de atualmente haver uma maior democratização, as famílias dominantes ainda mostram seu domínio sobre o sistema administrativo e político, como ocorre por exemplo, com a família Sarney.
Perguntas interessantes