Entre os séculos XV e XX, diferentes países europeus apareceram no contexto mundial como potências hegemônicas, sendo ricas e influentes. A consolidação da hegemonia desses países contou com estratégias de caráter geopolítico. Assim, responda ao que se pede.
1.a)
De que maneira a colonização da América se associa à expansão e ao desenvolvimento dos valores do mundo ocidental?
1.b)
A África é um continente marcado pelo expansionismo europeu, tendo participado do contexto de organização de valores ocidentais. O que explica a participação da África nesse processo?
Soluções para a tarefa
1. a)
Com a colonização da América pelos europeus, várias cultura foram difundidas e misturadas, criando assim várias variações. Visto que houve e ainda há muita interação entre os povos, as tradições e valores acabam sendo espalhadas pelo Ocidente.
1. b)
Como dito, a África foi bastante marcada pelo expansionismo europeu, que extraiu as riquezas e a liberdade do continente. Muitos africanos vieram para cá como escravos, trazidos pelos europeus, e aqui sua cultura se espalhou.
a. Na colonização da América ocorreu a transferência cultural da moral cristã, da religião e da língua da metrópole, que se espalhou e formou uma sociedade com características ocidentais. No Brasil colonial por exemplo, até casamentos inter-raciais foram estimulados para formar uma unidade de povo.
b. A colonização da África ocorreram as políticas de diferenciação e de assimilação. A assimilação houve o ensinamento da moral cristã, da religião e da língua da metrópole, formando grupos colaboradores locais e modificando características culturais da localidade. Entretanto, esta política não foi absorvida pela maioria dos africanos.
Transferência cultural
Os valores ocidentais se referem a princípios tradicionais que evoluíram com o tempo na política, na ciência, na economia, na justiça e na cultura. A liberdade de expressão e os direitos humanos são derivados desses valores.
A moral cristã (incluindo a ética cristã) utiliza a razão filosófica grega, o pensamento jurídico romano e a crença no Deus israelita (Jesus Cristo). Portanto, as bases vem de características humanas e metafísicas, com o binômio de bem e mal. Esta moral também faz parte dos valores ocidentais, de forma secularizada.
A transferência de valores europeus para outras civilizações pode-se transformar em um choque cultural, pois a cultura ocidental vem de longo aprimoramento e, ao colocá-lo abruptamente em uma localidade, pode-se ir ao encontro de tradições muito importantes para algumas sociedades.
Portanto, a imposição de valores pode resultar em completa rechaça. Apesar de diversas tradições serem agressivas ao Ocidente, como o enterro vivo de bebês indígenas deficientes, a mutilação genital na África, a ausência de direitos individuais a mulheres islâmicas, etc., a obrigatoriedade cultural pode causar péssimos efeitos.
Para mais informações sobre as políticas coloniais na África, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/49992769