Enade 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era
Soluções para a tarefa
Resposta letra D
O manifesto dos pioneiros da educação nova foi um movimento que tinha o intuito de amenizar problemas relacionados à educação no inicio do governo de Getúlio Vargas. O manifesto foi pensado para atender as necessidades do país e as dificuldades presenciadas pelos intelectuais na década de 30.
O manifesto pregava o ensino obrigatório e realizado pelo poder publico, penando de acordo os avanços sociais e , principalmente para atender ao sistema industrial.
Esses intelectuais, observando as mudanças relacionadas ao politico, social e econômico que estava advindo, pensaram em mudanças relacionadas à educação, que ainda não tinha sido pensada para o povo brasileiro.
A resposta é a ) inovador, pois compreendia a educação como um direito social.