Duas lâmpadas incandescentes A e B são ligadas em série a uma pilha, conforme mostra a figura 1. Nesse arranjo, A brilha mais que B. Um novo arranjo é feito, onde a polaridade da pilha é invertida no circuito, conforme mostrado na figura 2.Assinale a opção que descreve a relação entre as resistências elétricas das duas lâmpadas e as suas respectivas luminosidades na nova situação.(A) As resistências elétricas são iguais e, na nova situação, A brilha menos que B. (B) A tem maior resistência elétrica e, na nova situação, brilha menos que B. (C) A tem menor resistência elétrica e, na nova situação, brilha mais que B. (D) A tem menor resistência elétrica e, na nova situação, brilha menos que B. (E) A tem maior resistência elétrica e, na nova situação, brilha mais que B.
#UFF
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
32
Resposta:
E)
Explicação:
Ra, Rb --> resistências --> Pa, Pb = potências
i = E/(Ra + Rb) --> i é constante
Pa = Ra.i² --> Pb = Rb.i² --> Pa > Pb --> Ra > Rb
A inversão da pilha muda somente o sentido da corrente:
Ou seja, a resposta é a E).
Respondido por
63
A alternativa correta é a letra E) pois corresponde ao arranjo elétrico feito. A lei de Ohm afirma que V=RI , ou seja, a tensão é diretamente proporcional ao produto da resistência vezes à corrente elétrica.
Se utilizamos a mesma bateria, V é constante, temos que o circuito independente da formação (primeira ou segunda) é em série, por isso, a corrente é a mesma. Por esse motivo, a explicação se dará me da resistência, onde a queda de tensão é maior em A do que em B.
Perguntas interessantes