Ler bem é ouvir o que as palavras nos dizem. O que dizem as palavras quando as despimos, quando perscrutamos seu passado, suas reentrâncias, seu parentesco? Não dizem tudo, é verdade. Sempre falta à palavra outra palavra que a complemente e que a explique. Nathalie Sarraute, no livro O uso das palavras, imagina as palavras produzindo inúmeras ondulações. Captar essas ondulações, ler as entrelinhas, e as entreletras, é instrutivo, divertido e trabalhoso. Captá-las com outras palavras é o exercício de quem quer ler para valer. Tal esforço se renova infinitamente. Gabriel Perissé. Revista Língua Portuguesa.Para compreender a passagem de língua (sistema de signos) a discurso (produção de sentido), deve-se ler as entrelinhas, e as entreletras. Esse processo implica o conhecimento de mundo que, pela intertextualidade, enfatiza determinado desenvolvimento discursivo. Observe bem a foto e o título da seguinte notícia jornalística.
#UFF
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O quadro que realiza intertextualidade com a questão é: Letra e. O grito.
A foto do jornal acima tem como título o seguinte: "O Grito", onde a governadora Yeda Crusius realiza protestos contra manifestantes que estavam em frente à sua casa, perturbando a região, além de impedindo a mesma de sair da residência.
Esse fato pode ser facilmente relacionado com a obra intitulada "O Grito", que está presente na letra e, que pode representar o sentimento de Yeda no momento em questão.
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
Psicologia,
8 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Biologia,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás