Conexões entre a realidade que percebemos e figuras geométricas, cores e palavras são resultado de como vemos e interpretamos o mundo. A série de charges do cartunista Chico, publicada em O Globo, de 12 a 16 de junho de 2009, faz uma reflexão crítica sobre a crise política no Senado, segundo uma composição de quadrados e retângulos em uma conjugação de cores e palavras. Pode-se afirmar sobre as conexões entre figuras geométricas, cores e palavras que:(A) na charge número 1, os aspectos não verbais (quadrado maior/cor preta) vinculados à palavra produzem, pela metáfora ("a coisa está ficando mais preta"), pela pergunta retórica e pelo emprego do pronome "nossa"(inclusão do leitor) uma constatação do agravamento da situação vivida no Senado. (B) na charge número 2, os aspectos não verbais (a cor cinza em um retângulo) se associa, pela metonímia, à locução verbal "vai chover" indicativa de um fato inesperado nas relações entre o Senado e o Palácio do Planalto. (C) na charge número 3, a expressão coloquial "sujou" compõe com os aspectos não verbais (a cor marrom escura e um retângulo) uma sugestão visual da ampliação do problema e uma imagem concreta do desfecho da crise no Senado. (D) na charge número 4, os aspectos não verbais (cor amarela/quadrado) vinculados à pergunta e à expressão enfática "o sol nascer quadrado" apontam, pela construção linguística, o crime de injúria e difamação contra a autoridade constituída. (E) na charge número 5, a expressão "Praia dos Calheiros em plena Baixa-Renânia" indica, pela ironia, vinculada a aspectos não verbais (cor flicts/quadrado), uma postura séria, honesta, definida do SenadO
#UFF
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a letra (A) na charge número 1, os aspectos não verbais (quadrado maior/cor preta) vinculados à palavra produzem, pela metáfora (“a coisa está ficando mais preta”), pela pergunta retórica e pelo emprego do pronome “nossa”(inclusão do leitor) uma constatação do agravamento da situação vivida no Senado.
Quando observamos o número 1, entendemos que a "coisa está ficando preta" para o Senado, ou seja, a situação vivida no local está ficando ruim , não está em uma situação muito boa.
O sentido da expressão é usado na linguagem conativa, pois preto é usado no sentido figurado, não fala sobre a cor em si, mas sobre a situação ruim.
A metáfora sempre é utilizada nesse sentido, alertando que aquilo não está nada bem e que é necessário mudar, e por meio da charge, conseguimos identificar a ideia que o autor quis passar para o público.
É importante destacar que o movimento negro tem questionado o uso da palavra "preto" para se referir a coisas ruins, como "situação preta", "lista negra", etc.
Abraços!