Diferencie ventilação pulmonar (respiração sistêmica) de respiração celular
Soluções para a tarefa
Explicação:
Todas as células de nosso corpo precisam, continuamente, de oxigênio para que possam gerar energia e assim manter as funções do organismo. Esse processo de obtenção de oxigênio para geração de energia vital, por meio de processos químicos ocorridos no interior das células, é a respiração celular. Sem ela, não vivemos.
As células usam o oxigênio para oxidar substâncias orgânicas diversas, como carboidratos, e nesse processo, liberam água, gás carbônico e a energia que é utilizada no trabalho celular, ou seja, no funcionamento do nosso corpo.
E como o oxigênio chega até as células para que essa respiração ocorra?
É aí que entra a ventilação pulmonar. Graças a ela, o oxigênio pode entrar em nosso corpo e ser transportado dos pulmões até as células (usando a corrente sanguínea como veículo).
Na ventilação pulmonar, inflamos e desinflamos os alvéolos pulmonares, por meio da contração e relaxamento da musculatura do diafragma (inspiração e expiração). As contrações do diafragma provocam diferenças de pressão entre o interior dos pulmões e a atmosfera e isso garante a entrada do ar no corpo.
O mesmo sangue que transporta o oxigênio para as células trará até os pulmões o gás carbônico liberado por elas, para que seja eliminado pela expiração. Assim, a ventilação pulmonar é responsável por capturar o oxigênio da atmosfera e também por possibilitar a eliminação do gás carbônico no ambiente.
Porta de entrada