diferencie de acordo com as células nervosas os poriferos e cnidarios
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os poríferos são animais muito antigos. Estima-se que eles tenham surgido há mais de 1 bilhão de anos. Também conhecidos como esponjas ou espongiários, a origem deles está relacionada a seres unicelulares e heterótrofos que se aglomeravam em colônias.
Os cnidários, por sua vez, são representados pelas anêmonas-do-mar, medusas ou água-vivas, hidras e corais. Eles são notórios por terem sido os primeiros animais a ter uma cavidade digestiva no corpo.
Explicação:
Poríferos
As esponjas do mar são os maiores representantes do Filo Porifera. Nele encontramos animais aquáticos (quase todos de origem marinha); que são sésseis, ou seja, eles são fixos no substrato pois não conseguem se locomover depois de adultos; eles não possuem tecidos definidos; são desprovidos de sistema nervoso e de tubo digestivo, a digestão nesses animais é intracelular, ocorre dentro da célula.
Na superfície das esponjas podemos encontrar vários poros (que também podem ser chamados de óstios) por onde a água penetra e leva alimentos e oxigênio para o animal.
No interior existe uma cavidade chamada átrio ou espongocele e na parte superior da esponja encontramos uma abertura maior que os poros por onde a água sai, ela é chamada de ósculo.
Cnidários
O Filo Cnidaria ou celenterados pode ser representado pelos corais, águas-vivas, anêmonas, caravelas e hidras. Todos os seus organismos são aquáticos, principalmente marinhos, e diblásticos.
Os cnidários possuem simetria radiada ou radial, ou seja, seu corpo pode ser dividido em vários planos iguais, isso é uma adaptação a vida com pouca movimentação que eles levam, assim podem entrar em contato com o ambiente em várias direções.
O corpo dos cnidários possui uma parede formada pela epiderme e pela gastroderme, entre essas duas camadas existe uma outra gelatinosa, chamada de mesogléia.