o que representava para os estados unidos a emancipação política da américa espanhola ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Criollos exploravam o trabalho dos mestiços e dos negros, eram donos da maior parte dos meios de produção e estavam se tornando um grande perigo para a Espanha. Por isso, a Coroa espanhola decidiu criar novas leis:
Os impostos foram aumentados.
O pacto colonial ficou mais severos (o pacto colonial era o acordo pelo qual as atividades mercantis da colônia eram de domínio exclusivo de sua metrópole).
As restrições às indústrias e aos produtos agrícolas coloniais concorrentes dos metropolitanos se agravaram.
(assim, as colônias não podiam desenvolver seu comércio com liberdade)
Os Criollos tinham o exemplo dos EUA, que haviam se libertado da Inglaterra. E a própria Inglaterra estava interessada em ajudar as colônias espanholas, pois estava em plena Revolução Industrial. Isto quer dizer que precisava encontrar quem comprasse a produção de suas fábricas e também de encontrar quem lhe vendesse matéria prima para trabalhar.
Assim, as colônias espanholas receberam ajuda inglesa contra a Espanha.
Quando aconteceu a Revolução Francesa, os franceses, que sempre tinham sido inimigos dos ingleses, viram subir ao poder Napoleão Bonaparte. Foi quando a briga entre França e Inglaterra aumentou. Por causa do Bloqueio Continental, imposto pela França, a Inglaterra não podia mais fazer comércio com a Europa continental (com o continente).
Por causa disso, a Inglaterra precisava mais do que nunca de novos mercados para fazer comércio, portanto ajudou como pôde as colônias espanholas a se tornarem independentes.
Explicação:
Resposta:
Em síntese, representava um mercado para os produtos americanos, uma vez que os países se tornariam economicamente independentes da Coroa espanhola.