História, perguntado por alanakaroline54, 2 meses atrás

Dentre os intelectuais que criaram uma Filosofia da História, temos o iluminista alemão Immanuel Kant (1724-1804). A Filosofia da História de Kant ambiciona chegar ao Esclarecimento (Aufklärung), que é a saída do homem da menoridade pela qual é o próprio culpado.
O que é menoridade para Kant?

A) Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento sem direção alheia.

B) Menoridade é a capacidade de servir-se do entendimento geral sob direção alheia.

C) Menoridade é a capacidade de servir-se do entendimento alheio sem direção própria.

D) Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento com direção alheia.​

Soluções para a tarefa

Respondido por larabreis
0

Resposta:

Explicação:

Kant destaca no texto o conceito de Esclarecimento, fundamental para a compreensão do contexto filosófico da Modernidade. Esclarecimento, no sentido empregado por Kant, representa:

a reivindicação de autonomia da capacidade racional como expressão da maioridade.

Uma pessoa vê-se forçada pela necessidade a pedir dinheiro emprestado. Sabe muito bem que não poderá pagar, mas vê também que não lhe emprestarão nada se não prometer firmemente pagar em prazo determinado. Sente a tentação de fazer a promessa; mas tem ainda consciência bastante para perguntar a si mesma: não é proibido e contrário ao dever livrar-se de apuros desta maneira? Admitindo que se decida a fazê-lo, a sua máxima de ação seria: quando julgo estar em apuros de dinheiro, vou pedi-lo emprestado e prometo pagá-lo, embora saiba que tal nunca sucederá.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

De acordo com a moral kantiana, a "falsa promessa de pagamento" representada no texto:.

B)  

garante que os efeitos das ações não destruam a possibilidade da vida futura na tenorma universal.

Immanuel Kant, um dos pensadores mais influentes do século XVIII, nos deixou três obras que conhecemos como as obras críticas: a Crítica da razão pura, a Crítica da razão prática e a Crítica da faculdade do juízo. Com essas obras ele se estabeleceu como um marco para o pensamento moderno, pois buscou resolver um conflito entres duas vertentes sempre constantes na história da filosofia: de um lado os filósofos racionalistas, e de outro, os empiristas. Para resolver o antagonismo entre esses dois lados, Kant desenvolveu sua filosofia crítica, também conhecida como:

B)  

Filosofia transcendental

Respondido por triskelionxw
0

Resposta:

Letra D

Explicação:

D) Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio entendimento com direção alheia.​

A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo. O homem é o próprio culpado dessa menoridade se a causa dela não se encontra na falta de entendimento, mas na falta de de- cisão e coragem de servir-se de si mesmo sem a direção de outrem.

Perguntas interessantes