Pedagogia, perguntado por gisleneemilian7714, 6 meses atrás

Texto 1


O estágio supervisionado na Educação Infantil é considerado fundamental, pois é a primeira etapa da Educação Básica e a base do processo de ensino e aprendizagem do estudante em vários aspectos e tem como finalidade "o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade" (BRASIL, 1996, on-line). Além disso, o trabalho pedagógico precisa permear o que é estabelecido na Base Nacional Comum Curricular, e o estágio nessa etapa estará diretamente articulado com a ação docente.


BRASIL. Lei nº 9. 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 1996. Disponível em:

Dentre as etapas do estágios supervisionado, há a regência, que é o momento mais esperado e inquietante para o estudante de Pedagogia, pois é nesse instante que poderá assumir efetivamente uma aula, por meio de um plano de aula que tenha sido devidamente planejado, levando em consideração as necessidades daquela turma na qual está inserido, ou por meio de um projeto desenvolvido pelo aluno e por outros profissionais envolvidos na mesma comunidade escolar.


CARVALHO, Tereza Cristina. Prática de Ensino da Educação Básica. Maringá: UniCesumar, 2022.


Levando em consideração a Unidade II do livro didático, a aula conceitual II e, os dois excertos acima, considere o estágio supervisionado na educação infantil, reflita e apresente em forma de texto, justificando a sua resposta:


Escolha um campo de experiência e um objetivo de aprendizagem e desenvolvimento da faixa etária: Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses), que consta nas páginas 45 à 52 da Base Nacional Comum Curricular, disponível

Soluções para a tarefa

Respondido por millaacachinhos
9

Resposta

O professor pode articular o cuidar e o educar ao tratar temas como alimentação, hábitos de higiene e saúde, através da exposição destas temáticas a crianças promovendo a conscientização.

Diante disso, práticas pessoais e informações advindas de estatísticas são capazes de promover o entendimento das crianças sobre estes temas, no sentido de realizar um estilo de vida saudável, de uma forma geral.

Respondido por neydelopes04
11

Resposta:

Explicação:

Tendo em vista que a prática e a teoria devem andar juntas  é necessário que o estudante de pedagogia seja introduzido na prática, e desta forma o estágio supervisionado cria esse vínculo harmônico entre a teoria e a prática. Para que o pedagogo possa levar base prática para iniciar na profissão é fundamental para o estudante o período do estágio supervisionado e de suma importância para que o pedagogo compreenda a prática e possa construir seu conhecimento, bem como analisar a problemática  da prática e possa encontrar soluções através do conhecimento adquirido no decorrer da sua formação.

Partindo desse entendimento, vale ressaltar que no período do estágio supervisionado o momento que será feita a regência dará início a tão esperada prática, desta forma o estudante começa a praticar de fato o papel de professor, executando seu planejamento de acordo com a necessidade da turma que ele está introduzido.

Para exercitar a prática requisitada pela questão o campo de experiência escolhido é:

traços, sons, cores e formas, e o objetivo de aprendizagem é utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais durante as brincadeiras de faz de conta, encenações criações musicais  e festas.

A faixa etária é de 4 anos a5 anos e 11 meses.

No processo a ser executado será confeccionado os próprios instrumentos musicais com materiais recicláveis, realizando a pintura artesanalmente, deixando-os bem coloridos.

em seguida, ensinando batidas, e movimentos que se harmonizem e criem um ritmo para que todos brinquem de banda musical com diferentes instrumentos e sons, criando também danças e músicas diversas.

Perguntas interessantes