Coronavírus: como a tecnologia e informação podem ajudar
O COVID-19, também conhecido como coronavírus, vem se espalhando pelo mundo. Recentemente, a OMS classificou a doença como pandemia – quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Desde então, as nações vêm se empenhando social e tecnologicamente para controlar a disseminação do vírus.
Além das medidas oficiais anunciadas pelas nações, como adiamento e cancelamento de eventos, algumas empresas já estão implementar home office – quando um funcionário trabalha da própria casa – para evitar que mais pessoas sejam expostas à doença.
* Informação é peça importante para contenção da doença
Uma das maiores preocupações em relação à pandemia são as fake news, que podem ser tão prejudiciais quanto o próprio vírus. Desde que o surto foi classificado como epidemia o Google vem trabalhando para evitar que qualquer desinformação chegue às pessoas. No YouTube, os únicos vídeos relacionados ao COVID-19 que aparecem na página principal vêm de fontes e veículos seguros.
Além disso, o Google Ads vem removendo propagandas que tentam lucrar com o vírus de alguma forma. A empresa ainda disponibilizou gratuitamente a categoria avançada do Hangouts Meet aos assinantes da G Suite e G Suite for Education até o dia 1º de julho. Dessa forma, fica bem mais fácil fazer reuniões e melhorar a experiência home office que algumas empresas vêm adotando.
No Brasil, para ajudar a manter as pessoas informadas, o Governo anunciou recentemente o lançamento do app Coronavírus – SUS, uma plataforma para ajudar a manter a população informada sobre a doença. No aplicativo, disponível para IOS e Android, o usuário consegue realizar uma breve consulta de sintomas, encontra um mapa de unidades de saúde, recebe informações sobre prevenção e cuidados e ainda encontra uma aba de notícias que informa sobre o que está acontecendo e desmente fake news.
A Vivo tornou a navegação no aplicativo Corona Vírus SUS gratuita para todos os clientes de celular, dos planos pré e pós pago, contribuindo assim para a disseminação de notícias verdadeiras e informações úteis para a população, facilitando o acesso ao app.
O importante nesse momento é sempre buscar informações confiáveis, evitando assim a disseminação das informações falsas. O site da OMS está sendo atualizado em tempo real com relatórios mundiais e dicas de prevenção, além de contar com uma área específica para doações em solidariedade às vítimas da pandemia.
Após a leitura do texto, como a tecnologia estar ajudando a disseminar informações sobre a doença coronavírus *
Quais são os problemas das fakenews em um período de pandemia com isolamento das pessoas? *
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação: Com fake news algumas pessoas acabam fazendo coisas que não devem, ainda mais aqueles que são muitos preocupados, além de podermos fazer algo que seja ao contrário e nos darmos mal!
Perguntas interessantes
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Português,
10 meses atrás
História,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás