Considere o texto abaixo."O espírito criativo é um fenômeno relativamente raro, e quando reconhecido é admirado a ponto da idolatria; [...] Amúsica havia passado da fase em que era uma necessidade social para se converter em prazer remoto e esotéricotonitruado por imensas orquestras ou dada por executantes e cantores prodigiosos. Tornou-se cada vez mais o prazerde uma elite requintada do que uma comunicação imediata entre homens e mulheres. [...] Dentro em breve, nada com oritmo certo haveria de satisfazer a necessidade social de música."(RAYNOR, Henry. História Social da Música. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981. p. 410)Responda:Com base no texto, a qual período histórico o autor se refere? Justifique sua resposta.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Romantismo.
O período que o autor se refere no enunciado é sobre o Romantismo, fase que marcou a segunda metade do século XIX, no qual segundo o autor, aparecem as orquestras imensas, dada por cantores prodígios ou executantes.
Essa fase é marcada pela virtuosidade, uma época em que a música fazia parte somente da classe elitista, na qual ouviam música clássica, diferentemente das demais classes.
Atualmente não existe essa distinção. Músicas consideradas da 'favela', como é o caso do funk, hip hop são escutados por todos. Além disso, a ópera também é para diferentes pessoas, independentemente da sua renda.
Abraços!
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás