Como fazer harmonia vocal?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá Pessoal, tudo bem ?
Hove vou falar um pouco sobre Harmonizar vozes.
Vozes harmonizadas, parecem ser invisíveis em algumas músicas, no entanto, em outras, elas aparecem, quase que na música inteira. A maioria das músicas que ouvimos no rádio são repletas de harmonias. Às vezes, é óbvio, mas nem sempre é. Parece haver muita confusão sobre como fazer isso ou onde colocá-las.
Se você escutar com atenção as faixas vocais, principalmente em músicas mais pops, você encontrará uma infinidade de harmonias. Você vai ouvir no coro e também no restante da faixa. A maioria dos vocalistas gostam de colocar uma harmonia durante a música e não só no refrão.
Usando a voz principal, acima ou abaixo e outras vezes, através da tonalidade, se trabalha um determinado acorde, usando geralmente a terça e quinta notas da nota principal (do acorde). Alguns artistas geralmente dobram sua própria voz.
Cada estilo de música tem sua própria harmonização de vozes, sendo assim, dependendo de sua melodia, sua harmonia geralmente será uma terça (ou quarta) acima (ou abaixo).
Vamos imaginar que se o seu acorde é um C maior e começa a sua melodia vocal parte de uma nota E, sobe para um F e retorna a um E, sua linha de harmonia será então, uma terça acima disso (ou seja, G, A, volta para G). O exemplo foi feito neste vídeo, para que vc tenha uma idéia, pois nem sempre funciona assim, visto que sua melodia não começa sempre com uma nota conveniente, mas é um bom ponto de partida. Além disso, dependendo do gênero, harmonias diferentes serão aplicadas. Se você está cantando a melodia em um blues ou um reggae, harmonias diferentes serão aplicadas.
A verdade é que você não deve se preocupar demais com o material técnico para começar. Apenas tente cantar junto com algumas canções e tente fazer as harmonias. Tente trabalhar nelas e veja até onde pode chegar. Seu ouvido, será imprescindível para que se torne bom em harmonização vocal. Existem duas formas de como descobrir e trabalhar a harmonização vocal; 1) estritamente técnico (seguindo a linha exatamente) e 2) experimentação (não segue a linha), ambos ocorrem na música por razões diferentes. Quando muito técnicos, estão harmonizando 3 vozes (ou mais), e você tem que ser um pouco mais rigoroso sobre as linhas melódicas, pois você não quer que estas vozes tropecem umas nas outras. Da segunda forma, acontece muitas vezes com apenas uma linha melódica escolhida, onde a linha harmônica não segue exatamente essa linha melódica. Exemplos disso, é onde a melodia se moverá, mas a harmonia vai ficar numa nota (ou movimentar-se muito pouco).
Se você simplesmente começar a cantar e perceber se consegue ‘ouvir’ uma outra linha, não importa que ela não seja “estritamente técnica” ou seja, o que importa realmente, é que você tente e começe a “ouvir” essas coisas. Mais uma vez começar com uma simples linha e então prosseguir com as linhas de canto acima (ou abaixo) dessa linha. Procure ficar acima ou abaixo da melodia; linhas de harmonia como regra geral não cruzam a melodia. Você pode até tentar variações. Lembre-se de experimentar as linhas abaixo, assim como as acima de sua original.
Nosso ouvido, naturalmente, percebe a voz de liderança e para muita gente, é tudo o que eles realmente conseguem notar. Logo depois, nós provavelmente ouviremos a terça e assim por diante. Para a maioria das pessoas, aquelas vozes internas, são quase imperceptíveis.
A harmonização vocal, é uma das melhores maneiras de realmente diversificar uma canção. A verdade, é que as pessoas adoram o som de múltiplas vozes, pois é uma ferramenta poderosa. Tente algumas opções, como duplicação de uma voz aberta, duplicação da oitava, linhas alternadas, etc. Mesmo que seu gênero, geralmente não use tantas harmonias, você pode começar com pequenos toques! Olá Pessoal, tudo bem ?
Bom estudo!
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!
PODE BOTAR ESSA RESPOSTA COMO A MELHOR?