Artes, perguntado por silvajunior21316, 1 ano atrás

Comentários críticos das obras "Domingo a tarde na ilha de la Grande Jatte" e "A Torre Eiffel" de George Seurat

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
15
Os dois quadros mencionados, assim como toda a obra de George Seurat, são representantes do movimento artístico amplo conhecido como Impressionismo, sendo o próprio George Seurat adepto das técnicas do pontilhismo.

Em Domingo a tarde na ilha de la Grande Jatte podemos perceber o vanguardismo de Seurat, posto que seus pontos e formas arredondadas antecipam obras do século XX, assim como há um desprendimento do dever de representar fielmente os objetos, típico do Impressionismo.

Em A Torre Eiffel podemos perceber o avanço das técnicas pontilhistas de Seurat, assim como em um desenvolvimento de suas técnicas de iluminação. 

Ambas as obras se colocavam criticamente contra o movimento academicista francês nas artes plásticas, conhecido como Pintura de Salão, de modo que podemos comendá-las pelo grau de inovação que apresentam. 

Um aspecto negativo das obras e que foi alvo de críticas por críticos artísticos mais conservadores foi o abandono do comprometimento com a reprodução fiel do objeto, algo que, no caso de Seurat, não é tão evidente e nem tão problemático.
Perguntas interessantes