Pode-se classificar a necrose como sendo um tipo de morte celular, sendo esta, acompanhada por autólise, ou seja, a destruição celular. Este processo ocorre quando há comprometimento na função de suas organelas afetando o processo homeostático. Por consequência, há redução na produção de energia da célula fazendo com que os lisossomos liberem seu conteúdo ácido no citoplasma, onde na presença de cálcio, iniciam o processo autolítico, dando início a uma cascata inflamatória.
BESSON, Jean Carlos Fernando. Podopatologias. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. 112 p. (Adaptado)
No que diz respeito à necrose, avalie as seguintes afirmações:
I. A necrose de coagulação, de liquefação e caseosa são os principais tipos de necrose.
II. Um processo necrótico inicia-se, normalmente, quando falta ou diminui o oxigênio para o tecido, deixando o nível de energia de uma célula muito reduzido.
III. As alterações que são características das células na evolução do processo necrótico são: desinchaço de organelas, ruptura de membrana plasmática, e a lise de célula e núcleo causa inflamação e fagocitose.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Alternativa 3 I e II
Explicação:
PAGINA 20 e 21 do livro.
Respondido por
3
No que diz respeito à necrose, está correta: Alternativa 3 I e II .
De acordo com a literatura média, a necrose pode ser definida como sendo o estado de morte de um grupo de células, seja de um tecido ou órgão, que ocorre comumente por conta da ausência de fluxo sanguíneo.
Com isso, o fenômeno da necrose pode ser notado também por outros fatores, os quais podem acarretar em uma lesão celular irreversível, a exemplo da ação causada por agentes químicos tóxicos ou então por resposta imunológica danosa.
Perguntas interessantes
Ed. Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás