Cite o nome dos principais filósofos Racionalistas listados nos textos
Sua resposta
3) O que significa o princípio da indução dentro do empirismo?
Soluções para a tarefa
Resposta:Filósofos racionalistas
Como é tradição na história da filosofia, diversas ideias diferentes foram apresentadas pelos racionalistas, criando um ciclo de teorias e refutações entre eles. A seguir estão listados os principais filósofos racionalistas e suas ideias:
Baruch de Spinoza
Spinoza foi um filósofo racionalista que questionou a existência de Deus, o que levou à sua expulsão de Amsterdã.
Spinoza foi um filósofo racionalista que questionou a existência de Deus, o que levou à sua expulsão de Amsterdã.
Spinoza era filho de uma família de origem portuguesa, mas que vivia na Holanda. Também de origem judaica, o pensador holandês, dedicado ao estudo de filosofia e teologia desde jovem, desenvolveu teses acerca da existência de Deus que chocaram a comunidade judaica holandesa e renderam a sua expulsão de Amsterdã.
Sua concepção racionalista defendia a separação da matéria, do intelecto e da racionalidade, com base naquilo que ele chamou imanente e transcendente. O seu problema com as autoridades judaicas deu-se porque ele afirmou que Deus era imanente, estando, portanto, presente materialmente na natureza. O pensador escreveu, entre outros livros: Princípios da filosofia cartesiana, Tratado da emenda do intelecto (sua principal obra racionalista), e Tratado teológico político.
René Descartes
Autor de Discurso do método e de Meditações filosóficas, o filósofo e matemático francês pode ser considerado o primeiro grande racionalista. Sua defesa do racionalismo é tão grande, que o cogito cartesiano admite como conhecimento primeiro e mais bem fundamentado: o reconhecimento da existência com base no ato de pensar e não na vivência.
Gottfried Wilhelm Leibniz
Leibniz criou a teoria das mônadas para explicar a origem do conhecimento racional.
Leibniz criou a teoria das mônadas para explicar a origem do conhecimento racional.
O filósofo e matemático alemão foi um prodígio nos estudos, tendo defendido a sua tese de doutorado aos 20 anos e trabalhado durante boa parte de sua vida como diplomata. Leibniz fundamenta o conhecimento universal na racionalidade por meio do que ele chamou de mônadas. As mônadas seriam entidades separadas e fragmentadas que se juntavam (como os átomos) para dar origem ao conhecimento racional.
3-O empirismo defende que toda a nossa estrutura cognitiva é formada com base na experiência prática, de modo que, quanto mais vastas, intensas e ricas as nossas experiências, mais amplo e profundo torna-se o nosso conhecimento. Aristóteles já defendia que o conhecimento advém da experiência, contrariando as teses platônicas, que eram essencialmente inatistas.
John Locke, um dos principais empiristas da Modernidade, afirmou que o ser humano é uma tábula rasa. A tábula era um instrumento romano de escrita, feito com cera. As pessoas escreviam na cera com uma espécie de estilete e, quando queriam apagar, bastava raspar ou derreter esse material.
Quando a tábula estava sem inscrições, era chamada de tábula rasa. Esta pode ser comparada a uma folha em branco. Isso significa que o ser humano nasce sem nenhum conhecimento e é preenchido de acordo com as vivências que ele adquire. O empirismo moderno foi defendido por filósofos como Thomas Hobbes, Francis Bacon, John Locke e David Hume, o que pode classificá-lo como, essencialmente, britânico.