Cite exemplos de manifestações culturais da população goiana
Soluções para a tarefa
Resposta:
*Artes Plásticas:* É um dos setores mais movimentados da cultura goiana. A partir de José Joaquim Veiga Valle e Octo Marques, respectivamente dos séculos XIX e XX, Goiás se mostrou um terreno fértil para artistas. Siron Franco, Antônio Poteiro e Ana Maria Pacheco são exemplos contemporâneos. Sobre estrutura, Goiânia possui diferentes espaços, como o Museu de Arte Contemporânea (Mac), o Museu de Arte de Goiânia (Mag), a Galeria Frei Confaloni e a Galeria Sebastião dos Reis.
*Dança:* Tem forte influência do índio, do português e do africano, tal como as raízes goianas. A contradança, por exemplo, resiste há 138 anos como manifestação folclórica de Santa Cruz de Goiás. Já a catira é uma dança rural, cantada e disposta em fileiras opostas. O nome teria origem tupi, mas a coreografia é um legado da cultura africana. Já a congada ou congo teria vindo de Moçambique e é uma das atrações na Festa de Nossa Senhora do Rosário, em Catalão.
*Literatura:* No cerne das letras, Goiás tem autores que inspiram. Impossível não lembrar de Cora Coralina (1889-1985), poetisa vilaboense criadora de obras marcadas pela beleza e simplicidade. Em destaque está Bernardo Élis (1915-1997), único goiano a ingressar na Academia Brasileira de Letras (concorreu com Juscelino Kubitschek). Entre outros nomes conhecidos estão Hugo de Carvalho Ramos (1895-1911) e José J. Veiga (1915-1999).
*Música:* A música goiana tem uma rica história e um cenário atual com muita diversidade. A tradição das modinhas, violas e saraus está presente em grupos como a Orquestra dos Violeiros, com repertório raiz e sertanejo-romântico. A música sertaneja atrai grande público para bares, casas de shows e grandes eventos, como a Pecuária, Caldas Country e o Villa Mix, com uma programação expandida de diversos estilos. Premiada internacionalmente, a música clássica é representada pela Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG), mantida pelo Estado, e pela Orquestra Sinfônica Municipal, mantida pela Prefeitura de Goiânia. A cena do rock e da música alternativa também faz parte da cultura goiana, com festivais como o Bananada, Vaca Amarela e Goiânia Noise.