Administração, perguntado por lcarol13, 8 meses atrás

caso pratico de pesquisa operacional ou processo em empresa ?

Soluções para a tarefa

Respondido por raissakuane1213
0

Resposta:

A "PO" tem múltiplos usos em todos os setores empresariais, inclusive como instrumento de racionalização comercial.

É oportuno introduzir o assunto "Pesquisa Operacional" com uma breve discussão sôbre o seu significado, apesar de ainda não existir uma definição comumente aceita. Pesquisa operacional é o que o seu nome sugere: pesquisa das operações; mais especificamente, é pesquisa científica aplicada às operações de uma organização.

Por organização aqui se entende a emprêsa sob seus aspectos de comando, rêde de comunicações e sistema de decisões que faz com que o negócio funcione. Quando falamos de pesquisa científica, referimo-nos à pesquisa que utiliza princípios e técnicas científicas reconhecidas. "Operações", por sua vez, abrange uma grande variedade de atividades; por exemplo, no comércio varejista, pode referir-se à entrada e saída de mercadorias de uma loja de varejo, à entrega de mercadorias aos clientes, à relação da propaganda com o volume de vendas e a margem de lucro, ou às atividades relacionadas à tomada de decisões ou ao planejamento dos executivos de uma loja.

Tôdas estas e muitas outras atividades podem ser objeto da pesquisa operacional, tôdas elas constituem um campo em potencial para o pesquisador, de operações, o que, evidentemente, não quer dizer que tôdas as operações de uma emprêsa se prestem igualmente bem para a realização da PO.

 

SUMÁRIO HISTÓRICO

A expressão "Pesquisa Operacional" provàvelmente surgiu na Inglaterra no início da Segunda Grande Guerra, quando alguns pesquisadores civis realizaram tarefas para as Fôrças Armadas, sobretudo no campo eletrônico. O radar é um bom exemplo onde os pesquisadores transferiram a sua atenção do desenho técnico à aplicação de novos meios de comunicação. A preocupação maior com a aplicação prática levou ao campo da tática e, finalmente, à pesquisa científica destinada às operações militares.

O sucesso dêsses pioneiros da PO chamou a atenção de outros cientistas militares, o que fêz com que o nôvo campo de atividade se expandisse para vários setores bélicos, tanto na Grã-Bretanha, quanto nos Estados Unidos.

Após a guerra, foram procurados outros campos de aplicação do nôvo conceito, particularmente na administração de emprêsas, provocando um nôvo impulso à procura de soluções científicas para os problemas dos homens de negócios, já antes evidenciados no campo da engenharia industrial. Hoje em dia, a PO faz parte das tarefas normais de muitas emprêsas e do Govêrno nos Estados Unidos, sendo por muitos autores considerada uma especialidade administrativa, apesar de que homens de negócio têm-se dedicado a problemas semelhantes desde há muito tempo. (Vide "Notas Bibliográficas".)

Explicação:

Espero ter ajudado bons estudos! : )

Perguntas interessantes