Atualmente, a desinfecção de endoscópios pode ser feita com água superoxidada, um poderoso bactericida. Entre as vantagens que apresenta sobre outros agentes desinfetantes para uso hospitalar, a água superoxidada é atóxica, de ação rápida, e não agride o ambiente. A água superoxidada é uma mistura obtida por eletrólise de uma solução aquosa de cloreto de sódio em uma célula eletrolítica em que o ânodo e o cátodo são separados por uma membrana. a) Considere o esquema como um modelo para produção de água superoxidada e indique os eletrodos que correspondem ao ânodo e ao cátodo. b) Utilize equações químicas para descrever as reações que explicam a presença de cloro e de hipoclorito de sódio em uma amostra de água superoxidada, obtida da eletrólise de uma solução aquosa a 10% (m/v) de NaCl.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
a) O ânodo corresponde ao eletrodo esquerdo, o qual está atraindo os átomos de cloro.
b) As equações químacas são:
A água eletrolisada ácida, também conhecida como água superoxidada, é obtida pela eletrodecomposição de uma solução eletrolítica causada pela aplicação de uma corrente elétrica entre os eletrodos onde há uma membrana de separação
O eletrólito mais usado é a solução de NaCl.
A água pura não conduz corrente elétrica por que, apesar de sofrer auto-ionização, a quantidade de íons é baixa.
Ao adicionar sal, esta solução passa a conduzir corrente.
No início da eletrólise os íons de migram para o ânodo (polo positivo) e os íos de migram para o cátodo.
No anodo, transfere seu elétron e retorna para . Como não é o estado estável, este logo se une a outro cloro formando que é altamente reativo.
Como é reativo, dará origem a um composto neutro que é o conforme podemos ver na equação:
Mas é instável e decai para pela equação
.
Por fim, a equação completa será