Numa investigação criminal, a polícia suspeitou de envenenamento por ingestão de ácido bórico e solicitou a comprovação dessa hipótese ao laboratório de química forense. Os técnicos, usando uma amostra do fígado da vítima, realizaram a identificação do ácido bórico com a aplicação do seguinte procedimento: O produto I arde com uma chama verde característica, quando queimado na presença de ar. a) Escreva o nome e indique a função característica de I. b) Escreva a equação completa da combustão de I. c) Explique a função do ácido sulfúrico
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
a) O nome é borato de trimetila e sua função é éter.
O nome produto I é borato de trimetila, sua função química característica é de éter, sendo do tipo (R - O - R').
b) A equação será 4B(OCH₃)₃ + 15O₂ = 12CO₂ + 18H₂O + 4B.
A combustão é uma reação ocasionada pelo aquecimento (ignição) de substâncias orgânicas que se decompõe em água e dióxido de carbono, na queima completa.
A equação de combustão do éter resultará em água, dióxido de carbono e boro. Sendo assim, teremos a seguinte equação balanceada:
4B(OCH₃)₃ + 15O₂ = 12CO₂ + 18H₂O + 4B
c) O ácido sulfúrico é um catalisador.
O ácido sulfúrico atua como catalisador da reação. Em meio aquoso, o ácido sulfúrico gera íons H+, eles irão atuar na molécula de álcool, auxiliando na liberação do carbono pela saída da hidroxila (OH-).
O carbono agora com déficit de elétrons fica disponível para formar uma ligação com o oxigênio de outra molécula, no caso com o ácido bórico, formando assim o éter borato de trimetila ao completar todas as ligações dos oxigênios com os radicais metila liberados pelo catalisador.
Espero ter ajudado!