Assista o documentário o dilema das redes sociais e responda às seguintes questões:
01) Justifique o título dado ao documentário:
02) Qual o problema da indústria da tecnologia na vida das pessoas?
03) O que deu início à reflexão do engenheiro que trabalhava no Gmail? O que você pensa a respeito disso? Acha mesmo preocupante?
04) Posicione-se sobre essa forte afirmação: "Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto", afirmando em que contexto ela foi usada:
05) Segundo o documentário, "as redes sociais competem pela sua atenção". Você concorda com isso? Qual delas consegue, em tese, fazer isso melhor? Por quê?
06) Você acha que as redes sociais, de fato, levam a uma robotização gradual, leve? Justifique sua resposta, tentando exemplificar:
07) Por que as empresas mais ricas da história da humanidade são as voltadas para a internet?
08) O que significa "Capitalismo de vigilância"?
09) Por que vender dados dos clientes ainda é o menos preocupante? O que o documentário demonstra ser ainda pior do que isso?
10) O documentário afirma que "aconteceram coisas boas, mas os efeitos colaterais são muitos". Quais seriam essas "coisas boas"? E os "efeitos colaterais"? Cite-os:
11) Aproveite para responder à pergunta feita no documentário: "Como podemos melhorar o mundo?", argumentando bem:
12) Como as redes sociais poderiam ajudar nessa tarefa de melhorar o mundo?
13) O que seria, afinal, um "avatar-boneco-vodu"? O quanto isso impactou você?
14) Você concorda que "a conexão on-line se tornou primordial"? Por quê?
15) Explique a frase "Qualquer tecnologia avançada é indistinguível da mágica":
16) O que se entende por "Tecnologia persuasiva"?
17) Num dado momento, a menina quebra o pote da cozinha, em que a mãe exige que todos tranquem nele os celulares. Você acha que isso foi um exagero? Explique:
18) Segundo Edward Turfte, "Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software". Qual a sua impressão sobre essa frase? O que os dois elementos comparados têm em comum? Comente:
19) O que você achou mais interessante no documentário? Explique:
20) Que mensagem ele transmite? Comente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) O título do documentário é "O dilema das redes sociais". Ele se refere ao fato de que as redes sociais são um meio pelo qual podemos nos conectar uns com os outros, mas também podem ser usadas para fins manipulativos ou para espionar as pessoas.
2) O problema da indústria da tecnologia na vida das pessoas é que ela está sempre mudando e evoluindo, o que pode tornar difícil para as pessoas se manterem atualizadas sobre as últimas tendências ou ferramentas. Além disso, as pessoas podem se sentir sobrecarregadas ou esgotadas pelo uso constante de tecnologias, como celulares, computadores e tablets.
3) O engenheiro que trabalhava no Gmail teve a reflexão sobre o fato de que as pessoas estão constantemente sendo espionadas pelas empresas de tecnologia. Ele acha que isso é muito preocupante, pois as pessoas não têm mais privacidade.
4) A frase "Se você não está pagando pelo produto, então você é o produto" foi usada para se referir ao fato de que as pessoas que usam serviços gratuitos, como o Gmail, são na verdade o produto, pois as empresas usam os dados dessas pessoas para fins lucrativos.
5) As redes sociais competem pela atenção das pessoas, pois elas querem que as pessoas permaneçam o máximo de tempo possível conectadas às suas plataformas. A rede social que consegue fazer isso melhor é a que consegue manter as pessoas mais interessadas e engaged.
6) As redes sociais podem levar à robotização gradual das pessoas, pois elas incentivam o uso de algoritmos para filtrar o que as pessoas veem e ouvir. Isso pode levar as pessoas a serem expostas apenas a uma visão limitada do mundo, o que pode afetar negativamente a forma como elas pensam e se relacionam.
7) As empresas mais ricas da história da humanidade são as voltadas para a internet porque elas conseguem ter um alcance global e atingir um número muito grande de pessoas. Além disso, elas têm acesso a dados valiosos das pessoas, o que as torna muito lucrativas.
8) "Capitalismo de vigilância" é o termo usado para se referir ao fato de que as empresas de tecnologia estão constantemente monitorando e coletando dados das pessoas. Isso é feito para fins lucrativos, pois esses dados podem ser vendidos para outras empresas ou usados para fins publicitários.
9) Vender dados dos clientes ainda é o menos preocupante, pois as empresas de tecnologia também podem usar esses dados para influenciar as pessoas de forma negativa, como mostra o documentário. Por exemplo, elas podem usar os dados para criar algoritmos que mostram apenas conteúdo negativo ou que envenenam a discussão pública.
10) As "coisas boas" que o documentário menciona são as vantagens das redes sociais, como o fato de elas permitirem que as pessoas se conectem uns com os outros e compartilhem conteúdo. Já os "efeitos colaterais" são as consequências negativas dessas plataformas, como a falta de privacidade, a exposição a conteúdo negativo e a manipulação das pessoas.
11) A melhor forma de melhorar o mundo seria aumentar a consciência das pessoas sobre os perigos das redes sociais e incentivá-las a usá-las de forma mais consciente. Além disso, seria importante criar regulamentações para limitar o que as empresas de tecnologia podem fazer com os dados das pessoas.
12) As redes sociais poderiam ajudar nessa tarefa de melhorar o mundo se elas forem usadas de forma consciente e conscientemente. Elas poderiam ser usadas para conectar as pessoas, para compartilhar informações e para mobilizar ações positivas.
13) Um "avatar-boneco-vodu" é uma representação digital de uma pessoa, como uma foto ou um vídeo. As pessoas podem usar esses avatares para se representar on-line e para se comunicar uns com os outros.
14) As pessoas precisam de uma conexão on-line para acessar as redes sociais, o que significa que elas são indispensáveis para o funcionamento dessas plataformas. Além disso, a conexão on-line é importante para as pessoas se manterem informadas e atualizadas sobre as últimas notícias e tendências.
15) A frase "Qualquer tecnologia avançada é indistinguível da mágica" significa que, às vezes, as pessoas não entendem como as tecnologias funcionam e podem até mesmo pensar que elas são mágicas. Isso acontece porque as tecnologias estão sempre evoluindo e as pessoas não têm tempo de acompanhar essas mudanças.
16) "Tecnologia persuasiva" é o termo usado para se referir às tecnologias que são projetadas para influenciar o comportamento das pessoas. Por exemplo, as redes sociais usam algoritmos para mostrar apenas o conteúdo que elas pensam que as pessoas irão gostar, o que pode levar as pessoas a ficarem viciadas nessas plataformas.
17) A menina quebra o pote da cozinha porque está cansada de ver a mãe e o irmão usando os celulares o tempo todo. Ela acha que isso é um exagero, pois as pessoas deveriam se concentrar mais nas pessoas que estão à sua volta e não nas redes sociais.
18) A frase "Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software" se refere ao fato de que as empresas de tecnologia usam o termo "usuários" para se referir às pessoas que usam seus produtos. Isso é feito para diminuir a empatia das pessoas pelos seus clientes e para aumentar o foco nas tecnologias.
19) O que eu achei mais interessante no documentário foi a forma como ele mostrou os perigos das redes sociais. Ele demonstrou de forma clara e concisa os riscos dessas plataformas e o quanto elas podem afetar negativamente as pessoas.
20) A mensagem que o documentário transmite é que as redes sociais podem ser perigosas e que as pessoas devem usá-las de forma consciente. Além disso, o documentário também mostra que é importante regulamentar as atividades das empresas de tecnologia, para que elas não possam usar os dados das pessoas de forma negativa.