Assinale a alternativa que indica como o erro é visto dentro do trabalho desenvolvido em uma oficina psicopedagógica:
O erro é visto como um obstáculo à aprendizagem que deve ser evitado no trabalho desenvolvido nas oficinas, o que se garante mediante orientação adequada por parte do ensinante e rigor no cumprimento de regras previamente estipuladas.
O erro é visto como um sintoma que indica problemas de aprendizagem e precisa ser corrigido. Ao se perceber a sua existência, chama-se a atenção do sujeito e se questiona a origem desse erro.
O erro é um indicativo de que o trabalho pedagógico em sala de aula não atingiu seus objetivos. Trabalha-se, então, na tomada de consciência sobre ele para se evitar novas ocorrências, ensinando os procedimentos corretos.
O erro é visto como fundamental e natural no processo de conhecer e aprender. Errar e tomar consciência do erro possibilita levantar hipóteses e testá-las, confirmá-las ou não, retomar o caminho, refazer e tentar novamente.
Soluções para a tarefa
A definição da alternativa correta é feita a seguir.
Explicação:
A) O erro é visto como um obstáculo à aprendizagem que deve ser evitado no trabalho desenvolvido nas oficinas, o que se garante mediante orientação adequada por parte do ensinante e rigor no cumprimento de regras previamente estipuladas.
B) O erro é visto como um sintoma que indica problemas de aprendizagem e precisa ser corrigido. Ao se perceber a sua existência, chama-se a atenção do sujeito e se questiona a origem desse erro.
C) O erro é um indicativo de que o trabalho pedagógico em sala de aula não atingiu seus objetivos. Trabalha-se, então, na tomada de consciência sobre ele para se evitar novas ocorrências, ensinando os procedimentos corretos.
D) O erro é visto como fundamental e natural no processo de conhecer e aprender. Errar e tomar consciência do erro possibilita levantar hipóteses e testá-las, confirmá-las ou não, retomar o caminho, refazer e tentar novamente.
Segundo Luckesi (2002), “o erro não é fonte de castigo, mas suporte para o crescimento”.
Logo, é através dos erros de seus alunos, que o educador consegue identificar o que eles já sabem e o que eles ainda poderão vir a saber sobre o conteúdo ensinado, permitindo a reconstrução do conhecimento a partir dele.
Portanto, a alternativa correta é a letra D.