As mudanças educacionais também alteraram as características políticas brasileiras. Durante a década de 1920 ocorreram vários movimentos e revoltas, como o Movimento dos 18 do Forte e a revolta Coluna Prestes. Isto tudo levou à Revolução de 1930 e como consequência muitas mudanças na educação brasileira. Sobre a educação brasileira nos anos de 1920 e após os anos de 1930, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ocorreu a realização de diversas reformas de abrangência estadual, como a de Lourenço Filho, no Ceará, em 1923; a de Anísio Teixeira, na Bahia, em 1925; e a de Francisco Campos e Mario Casassanta, em Minas, em 1927.
( ) Em 1932, um manifesto denominado Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, escrito durante o governo de Getúlio Vargas, por diferentes segmentos da elite intelectual, todos com os mesmos posicionamentos vislumbravam interferir na educação do país.
( ) Com o apoio substancial e total da Igreja, detentora de expressiva parcela de escolas da rede privada na sociedade, o manifesto conseguiu orientar (até os dias de hoje) algumas mudanças na concepção pedagógica e na forma de olhar para o ensino.
( ) Em 1930, havia sido criado o Ministério da Educação e Saúde. Da junção de diversas instituições foram fundadas algumas universidades, sendo que as primeiras a serem instituídas foram a Universidade do Distrito Federal, no Rio de Janeiro e a Universidade de São Paulo (USP).
( ) Na Constituição de 1937, avançou-se no sentido de que se incluiu o ensino profissionalizante e de que os grupos industriais e os sindicatos deveriam criar escolas de aprendizagem e aperfeiçoamento em áreas especializadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) F - F - V - V - F.
b) V - F - F - V - V.
c) F - V - F - F - V.
d) V - V - F - F - F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
ITEM B= V - F - F - V - V
Perguntas interessantes
Matemática,
8 meses atrás
Administração,
8 meses atrás
Geografia,
8 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás