Apesar de Sócrates não ter deixado suas ideias registradas por escrito, algumas frases filosóficas muitos importantes foram atribuídas a ele, uma dessas frases é "conheça-te a ti mesmo" a partir dos seus conhecimentos do que foi estudado explique o sentido da frase acima e qual a sua relação com o pensamento de Sócrates.
Soluções para a tarefa
Édipo Rei e o Oráculo de Delfos
O teatrólogo trágico grego, Sófocles escreveu a tragédia “Édipo Rei”, onde relata a importância dada aos oráculos, em especial ao de Delfos, pelo povo grego. A peça é uma tragédia onde após muitos confiltos Édipo luta pelo poder e, sem saber, mata o rei Laio, que era seu pai biológico.
Édipo se envolve afetivamente com a rainha Jocasta, que era sua mãe verdadeira. Estes fatos da árvore genealógica são revelados apenas depois dos fatos consumados, e estavam numa previsão do Oráculo de Delfos. Jocasta, a mãe, comete suicídio, e Édipo cega os proprios olhos.
“A revelia de minha mãe, e de meu pai, fui ao templo de Delfos; mas, às perguntas que propus, Apolo nada respondeu, limitando-se a anunciar-me uma série de desgraças, horríveis e dolorosas; que eu estava fadado a unir-me em casamento com minha própria mãe, que apresentaria aos homens uma prole malsinada, e que seria o assassino de meu pai, daquele a quem devia a vida.”
O que tem o Oráculo de Delfos a ver com o pensamento de Sócrates?
Tudo começa quando Sócrates foi ao templo consultar a Sacerdotisa, e seu amigo Querofonte fez a tradução da inscrição que se apresentava na entrada do templo “Nosce te ipsum”- “Conheça-te a ti mesmo.” A sacerdotisa afirma para Sócrates, que ele é o homem mais sábio de toda a Grécia. Intrigado com a revelação, Sócrates faz um mergulho interior e constata que a única coisa que sabia era que nada sabia –“Só sei, que nada sei”.
NAO SEI SE ESTAR CERTO MAIS ESPERO TER AJUDADO U3U