Filosofia, perguntado por RgMaximo, 7 meses atrás

1)- Resuma este capítulo “Platão e suas teorias” em 20 linhas.
2)- Qual a relação entre Platão, Heráclito e Parmênides? Explique.
3)- O que é a teoria da reminiscência? Explique detalhadamente.
4)- Para Platão, o que é conhecimento e qual sua finalidade? Explique.
5)- Como está dividida a cidade-estado para Platão? Explique.
6)- Crie uma história em quadrinhos sobre o mito da caverna. Use legendas.
7)- Como diferenciar as notícias falsas das notícias verdadeiras?

Soluções para a tarefa

Respondido por claudomiromurba
0

Resposta:

O conceito grego de 'forma' precede a linguagem atestada e é representado por diversas palavras relacionadas principalmente com a visão ou a aparência das coisas. As principais palavras, εἶδος (eidos) e ἰδέα (ideia), vêm da raiz proto-indo-europeia *weid-, "ver". A palavra eidos é atestada em textos do período homérico, o mais antigo da literatura grega. Igualmente antigo é o termo μορφή (morphē), "forma", de origem obscura. O termo φαινόμενα (phainomena), "aparências", de φαίνω (phainō), "brilho", do indo-europeu *bhā, era um sinônimo.

Os filósofos pré-socráticos, desde Tales, notaram que a aparência das coisas mudava e começaram a se perguntar o que a coisa que muda realmente é. A resposta é: substância - aquilo que permanece, mesmo na mudança, seria a coisa realmente existente. Então, o conceito de aparência foi questionado: o que seria a forma e como estaria relacionada com a substância?

Platão usa outras palavras para designar aquilo que é tradicionalmente chamado forma ou ideia: idéa, morphē, eîdos e parádeigma, além de génos, phýsis e ousía. Segundo a teoria platônica, as formas (ou ideias), que são abstratas, não materiais (mas substanciais), eternas e imutáveis, é que seriam dotadas do maior grau de realidade - e não o mundo material, mutável, conhecido por nós através das sensações. As formas ou essências das coisas seriam independentes dos objetos comuns - cujo ser e cujas propriedades participariam das essências, porém num grau inferior, em relações chamadas metéxis (participação). Platão fala dessas entidades através dos personagens dos seus diálogos (sobretudo Sócrates), os quais algumas vezes sugerem que somente o estudo das formas poderia levar ao conhecimento verdadeiro. Platão também se refere às formas em A República, quando propõe uma possível solução para o problema dos universais.

Explicação:


claudomiromurba: 0-0
claudomiromurba: só não incluí a 5
claudomiromurba: a 5 nn
claudomiromurba: Só não incluí a 6
Perguntas interessantes