Português, perguntado por vitorbarrosbo3, 1 ano atrás

Alguém sabe dizer qual é a verossimilhança do livro senhora?A pergunta está na foto abaixo.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Liziamarcia
10

VEROSSIMILHANÇA --> o que ser aparece verdadeiro .

JOSe de Alencar apresenta na obra SENHORA uma a critica à sociedade ambiciosa, e hipócrita e totalmente desigual ao se referir ao tratamento às mulheres. O homem decidia , e a mulher, acatava as decisões.

Elas sofriam a opressão social, não possuíam direitos em relação aos homens

A história gira em torno de uma mulher chamada Aurélia que negociou o seu próprio casamento através de seu tio e comprou o seu marido , para torna-se independente e uma MULHER , e não mãe, esposa ou dona de casa.

José de Alencar, faz uma crítica às contradições da sociedade e do ser humano, construindo uma figura feminina, Aurélia, que possui um comportamento inverso às mulheres do século XIX .

A sociedade passa a aceitar seu comportamento adverso a época devido ao seu dinheiro após receber a herança de seu avô

José de Alencar critica ainda, como os pobres eram quase como excluídos da sociedade, pela alta burguesia

A sociedade do século XIX é, extremamente, machista e patriarcal, cabendo à mulher o segundo plano em todas as áreas de ação .

Quando Aurélia recebe sua grande herança ,ela passa a ser uma mulher ativa e consciente de sua postura perante a sociedade sendo aceita devido ao seu poder econômico .

“Há anos raiou no céu uma nova estrela. Desde o momento de sua ascensão ninguém lhe disputou o cetro; foi proclamada a rainha dos salões.

Tornou-se a deusa dos bailes; a musa dos poetas e o ídolo dos noivos em disponibilidade.”( do livro SENHORA )

Respondido por gabrielalmeidadokido
0

Em seu romance, José de Alencar expressou preocupação com a ênfase excessiva no dinheiro na sociedade burguesa. O autor enfatiza como os fatores financeiros condenam o destino das pessoas. Quanto à narração, Senhora é narrada na terceira pessoa por um narrador cuidadoso.

Perguntas interessantes