História, perguntado por jaki2, 1 ano atrás

Alguém pode me responder essas questões pfv

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por cayoricardolimpafybx
1
Guerra de Canudos:
Ano:1896
local:norte da Bahia
motivo: repressão e opressão dos grandes proprietários rurais
líder: Antônio conselheiro
final da guerra: termina com a destruição do povoado de Canudos

Guerra do contestado:
Ano:1912
local:Região do Contestado, entre Paraná e Santa Catarina, no sul do Brasil
motivos:Originada nos problemas sociais, decorrentes principalmente da falta de regularização da posse de terras e da insatisfação da população hipossuficiente, numa região em que a presença do poder público era pífia, o embate foi agravado ainda pelo fanatismo religioso
líder: José Maria
final da guerra:Acordo de limites entre os governos de Paraná e santa Catarina

Cangaço:
origem:objeto usado no trato com os bois na roça. A canga era uma madeira que passava no pescoço do boi e lhe prende ao arreio. Os cangaceiros viviam de forma errante e traziam consigo tudo que possuíam.
motivos:No século XVII, ocorreu o deslocamento do centro da economia para o sul. O sertão nordestino já castigado pelo flagelo das secas prolongadas, vê agravar-se as desigualdades sociais. Neste panorama visualiza-se a figura do coronel, detentor de todo o poder e lei da região que considerava-se senhorio. A existência de constantes conflitos devido à posses e limites geográficos entre as fazendas, além das rivalidades políticas, fizeram com que estes senhores feudais, procurassem cercar-se do maior número de jagunços (vassalos dos coronéis) e cabras, necessários para defender seus interesses. Deste modo, se criaram verdadeiros exércitos particulares e verdadeiras guerras foram travadas entre famílias. Este quadro, como vemos, foi propício para o aparecimento do banditismos. 
Lampião:No dia 27 de julho de 1938, o bando acampou na fazenda Angicos, situada no sertão de Sergipe, esconderijo tido por Lampião como o de maior segurança. Era noite, chovia muito e todos dormiam em suas barracas. A volante chegou tão de mansinho que nem os cães pressentiram. Por volta das 5:15 do dia 28, os cangaceiros levantaram para rezar o oficio e se preparavam para tomar café; quando um cangaceiro deu o alarme, já era tarde demais.
Perguntas interessantes