História, perguntado por ThorMenegueti440, 9 meses atrás

Alexandre von Humboldt (1769-1859) foi um cientista que analisou o processo das descobertas marítimas do século XVI, classificando-o como um avanço científico ímpar. A descoberta do Novo Mundo foi marcante porque os trabalhos realizados para conhecer sua geografia tiveram incontestável influência no aperfeiçoamento dos mapas e nos métodos astronômicos para determinar a posição dos lugares. Humboldt constatou a importância das viagens imputando-lhes valor científico e histórico. Assinale a alternativa correta. a) O tema dos descobrimentos relaciona-se ao estudo da inferioridade da natureza americana, que justificava a exploração colonial e o trabalho compulsório.b) Humboldt retoma o marco histórico dos descobrimentos e das viagens marítimas e reconhece suas contribuições para a expansão do conhecimento científico. c) Os conhecimentos anteriores às proposições de Galileu foram preservados nos mapas, métodos astronômicos e conhecimentos geográficos do mundo resultantes dos descobrimentos. d) Os descobrimentos tiveram grande repercussão no mundo contemporâneo por estabelecer os parâmetros religiosos e sociais com os quais se explica o processo da independência nas Américas.

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
9

É correta a alternativa B, já que Humboldt, com as suas expedições polares, estava efetivamente "mapeando" um "novo mundo", em uma mistura de descobertas científicas com "espírito de aventura" que era reminiscente do período das Grandes Navegações.

Um exemplo bem curioso disto são os "anúncios" que Humboldt fazia nos jornais em busca de voluntários para as suas expedições, ressaltando sempre que os pagamentos seriam péssimos e o risco era tremendo, o que estava bem associado com o "espírito" dos séculos anteriores, das navegações.

Perguntas interessantes