Além do processo experimental há outras possibilidades pedagógicas para o ensino de ciências tão importante quanto selecionar conteúdos específicos para o ensino de Ciências, é a escolha de abordagens, estratégias e recursos pedagógicos adequados à mediação pedagógica. Uma dessas opções é a Relação Contextual. Sobre o significado de contextualizar, leia as afirmações a seguir: I. Contextualizar pode ser o ponto de partida, de modo a abordar o conteúdo mais próximo à realidade do estudante. II. Contextualizar pode ser o ponto de chegada, caso o professor opte por iniciar a sua prática com conteúdos mais abstratos e reflexivos. III. Contextualizar significa aproximar os conteúdos científicos escolares, mas voltados para as experiências sociais dos sujeitos históricos produtores do conhecimento. IV. Contextualizar é uma forma de articular o conhecimento científico, mas não se relacionam com outros contextos que levaram a sua produção. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e II, apenas. Alternativa 2: I, II e III, apenas. Alternativa 3: I, II e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta:
A resposta correta é a alternativa 1, onde a relação contextual aproxima o aluno da sua realidade para compreender o que será abordado em sala de aula, gerando uma reflexão quanto ao tema e demonstrando a correlação dos conteúdos a serem estudados, por isso as alternativas I e II são verdadeiras.
A relação contextual em ciências
Estudar ciências pode ser divertido e lúdico se os recursos pedagógicos forem aplicados de modo a atrair o aluno para a sua realidade e, assim, se torna mais fácil o entendimento do que será aprendido por ter uma contextualização que faz sentido com o que está ao seu redor.
Assim, a relação contextual é muito importante para fazer uma relação do que será estudado com o que faz parte da realidade do estudante, permitindo que ele enxergue o novo conhecimento em algo natural na sua vida.
Um exemplo da relação contextual é falar sobre os estados físicos da água e contextualizar porque uma água pode virar algo sólido, como o gelo, e evaporar, como acontece ao ser inserida muito tempo no fogo.
Explicação passo a passo: