Em um teleférico turístico, bondinhos saem de estações ao nível do mar e do topo de uma montanha. A travessia dura 1,5 minuto e ambos os bondinhos se deslocam à mesma velocidade. Quarenta segundos após o bondinho a partir da estação ao nível do mar, ele cruza com o bondinho b, que havia saído do topo da montanha. Quantos segundos após a partida do bondinho b partiu o bondinho a?
Soluções para a tarefa
Para resolver o problema proposto iremos utilizar nossos conhecimentos em matemática e movimento retilíneo uniforme. Confira a resolução abaixo e entenda porque a resposta correta é que o bondinho A partiu 10s após o bondinho B.
MRU
Observe que os bondinhos percorrem trajetórias paralelas em sentidos opostos, com mesmo comprimento, sendo que ambos se deslocam à mesma velocidade, isso significa que se os dois saem ao mesmo tempo dos respectivos pontos iniciais, eles se encontrariam exatamente na metade do percurso, o que seria no instante de tempo 45s (metade do tempo total do percurso).
Note que se somarmos o tempo de deslocamento do bondinho A até o ponto de encontro entre os bondinhos (chamaremos essa grandeza de ta) com o tempo de deslocamento do bondinho B até chegar no mesmo ponto de encontro (chamaremos de tb), encontraremos o tempo total que os bondinhos gastam individualmente para percorrer o trajeto.
Com isso podemos montar a seguinte equação:
ta + tb = 90s , sendo ta e tb o tempo de deslocamento de cada um dos bondinhos até o ponto de encontro.
Como sabemos que o encontro entre os bondinhos ocorreu 40s após o bondinho A sair do seu ponto inicial, basta substituir esse valor na equação para descobrir quanto tempo o bondinho B levou até chegar ao ponto de encontro.
40s + tb = 90s
tb = 50s
A diferença entre tb e ta nos revelará quantos segundos depois do bondinho B partiu o bondinho A:
50s - 40s = 10s
Portanto a resposta correta é: O bondinho A partiu 10s após o bondinho B.
Aprenda mais sobre movimento retilíneo uniforme em: https://brainly.com.br/tarefa/4981573
#SPJ4