Embora inegáveis os benefícios que ambas as economias têm auferido do intercâmbio comercial, o brasil tem reiterado seu objetivo de desenvolver com a china uma relação comercial menos assimétrica. Os números revelam com clareza a assimetria. As exportações brasileiras de produtos básicos, especialmente soja, minério de ferro e petróleo, compõem, dependendo do ano, algo entre 75% e 80% da pauta, ao passo que as importações brasileiras consistem, aproximadamente, em 95% de produtos industrializados chineses, que vão desde os mais variados bens de consumo até máquinas e equipamentos de alto valor uma ação estatal de longo prazo capaz de reduzir aassimetria na balança comercial brasileira, conforme exposto no texto, é o(a) * 1 ponto a expansão do setor extrativista. B incremento da atividade agrícola. C diversificação da matriz energética. D fortalecimento da pesquisa científica. E monitoramento do fluxo alfandegário
Soluções para a tarefa
Para o desenvolvimento de uma relação comercial com a China menos assimétrica é preciso que o Brasil ptomova o “fortalecimento da pesquisa científica. ” (alternativa d)
A relação entre a pesquisa científica e o desenvolvimento econômico
A China apresenta uma relação comercial assimétrica com o Brasil porque ela vende para o país uma grande quantidade de produtos industrializados que apresentam maior valor agregado, enquanto o Brasil exporta matérias primas, que são produtos de baixo valor agregado.
Isso contribui para provocar um desequilíbrio na balança comercial brasileira. Para contornar esse problema, o Brasil através do investimento em pesquisa científica, estaria mais preparado para vender para outros países produtos e serviços de maior valor agregado, diversificando a sua pauta de exportações.
Aprenda mais sobre as exportações brasileiras em: https://brainly.com.br/tarefa/48672919
#SPJ4