A técnica de "microcoagulação de nervos cardíacos", desenvolvida por nossa equipe no Hospital do Coração, pode evitar o implante de marca-passo, porém somente nos pacientes que apresentam episódios de parada cardíaca originada pelo sistema nervoso. Essa condição, muito comum em jovens que apresentam desmaios frequentes, é conhecida como "síncope vasovagal" ou "síncope neurocardiogênica". Muitos desses pacientes apresentam boa resposta aos medicamentos, porém alguns casos são muito graves e limitantes. Nesse grupo, o marca-passo era a última opção de tratamento. É exclusivamente nesses casos que nossa técnica pode evitar o marca-passo. Todas as outras condições com pulso lento ou risco de "bloqueio cardíaco" continuam a ser tratadas com marca-passo cardíaco, que, aliás, apresenta excelentes resultados.
José Carlos Pachón Mateos, diretor do Serviço de Arritmias do Hospital do Coração, chefe do Serviço de Marca-passo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, São Paulo, SP.
. Acesso em: 10 fev. 2014.
O texto foi publicado na seção de cartas dos leitores de uma revista de circulação nacional. Levando-se em consideração a especificidade desse gênero textual e as informações apresentadas, infere-se que o objetivo do autor é
a) descrever uma técnica cirúrgica mencionada pela revista.
b) contestar a validade de informações divulgadas pela revista.
c) esclarecer pormenores a respeito do assunto discutido pela revista.
d) refutar a eficácia da técnica cirúrgica mencionada na revista.
e) sintetizar o conteúdo da reportagem publicada na revista.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
Ao meu ver ele está esclarecendo o tema abordado pela revista, então a resposta certa é a letra C.
cleydianesimas:
Letra E
Perguntas interessantes