Invasão dos "rudes"
O estudo sobre a imigração consagrou o período entre 1880 e 1930, devido ao grande número de estrangeiros que aportaram no Brasil nesses 50 anos. Entretanto, muito antes disso, vários navios traziam pessoas sós, ou mesmo em família, as quais, despojando-se de sua terra pátria, munidos de esperança e assombrados por aflições, traziam para o país a presença secular de suas culturas de origem. São personagens anônimos e praticamente invisíveis.
Vir ao Brasil podia significar uma série de coisas, muitas vezes contraditórias e divergentes. Ao vazio das roças de São Paulo ou das províncias do sul contrapunha-se a cidade do Rio de Janeiro, onde vivia a corte imperial. Quem vinha para cá, não importa em que condição social ou cultural, vinha para a "Paris dos trópicos". A corte tropical e exótica significava, para muitos estrangeiros de várias origens, a conversão de valores "rudes" em valores "nobres". Os estrangeiros viam-se constrangidos a adotar algumas posturas públicas a fim de mitigarem sua condição de excêntricos.
BELMONTE, A. Invasão dos "rudes". Revista de História. Disponível em: ://revistadehistoria. Acesso em: 10 jan. 2014.
É comum que textos de variados gêneros apresentem a ocorrência de várias funções de linguagem com predomínio de uma delas. No texto "Invasão dos 'rudes'", a função predominante é a referencial, pois
a) a persuasão do interlocutor é o elemento central da mensagem.
b) a descrição objetiva das informações é a meta principal do texto.
c) o julgamento do enunciador sobrepõe-se ao conteúdo do texto.
d) o discurso do enunciador detém-se na observação do próprio código.
e) a manutenção da interlocução é o foco central da mensagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A linguagem trata-se de objetividade
Portanto:
b)a descrição objetiva das informações é a meta principal do texto.
Portanto:
b)a descrição objetiva das informações é a meta principal do texto.
Perguntas interessantes