ENEM, perguntado por N4atasisouza, 1 ano atrás

Das muitas formas de conversa a distância talvez a mais desafiadora à imaginação seja a das línguas assobiadas, em que os falantes usam recursos vocais para transformar silvos em impulsos sonoros de maior qualidade auditiva. Muitos povos usam o expediente pelo mundo e algumas das línguas com maior ameaça de extinção no Brasil são compostas por essas conversas travadas na base do apito labial.
Por exemplo, os índios gavião (família tupi-mondé), de Rondônia, possuem uma língua assobiada usada em momentos de caça, quando todo silêncio se faz necessário para não afugentar a presa. Como a caça é coletiva, é preciso que os caçadores se ocultem para pegar os animais de surpresa, ao mesmo tempo que trocam informações com os companheiros para combinar as posições de aguardo e ataque.
Os gaviões de Rondônia possuem várias técnicas para produzir o assobio linguístico, dependendo do contexto comunicativo. Para longas distâncias, usam a fricção com o dente ou pressionam os lábios com as mãos para diminuir o orifício de passagem do ar, produzindo estridência. A fala por meio de silvos não resulta num idioma descolado da linguagem verbal, mas é um decalque em forma de assobio da articulação da língua, usada fora das situações de cautela na mata.
"Costumo dizer que as línguas assobiadas são as mais ameaçadas no mundo", declara Andrew Nevins, linguista que pesquisa os sistemas vocálicos das línguas assobiadas. Em muitos casos, de acordo com o pesquisador, as novas tecnologias vêm se desincumbindo dos problemas comunicacionais tradicionais, que motivaram o surgimento das línguas assobiadas.
BONFIM, E. Revista Língua. Disponível em: ://revistalingua.uol. Acesso em: 8 fev. 2013 (adaptado).
Ao tratar de línguas assobiadas presentes também no Brasil, o texto aponta para o risco de tais línguas desaparecerem, o que se infere que seria um problema considerável, pois com elas se perderia em definitivo
a) o registro de costumes e valores típicos do país.
b) a singularidade de uma conversação sem palavras.
c) uma cultura participante de nossa identidade nacional.
d) um conjunto de histórias orais das nações do norte do país.
e) uma característica de fala comum em outros países.


livia4: Item b

Soluções para a tarefa

Respondido por eliosigma
4
b) a singularidade de uma conversação sem palavras.
Perguntas interessantes