A respeito da cocaína, descreva os principais pontos a seu respeito, expondo a origem da droga, forma de consumo, ações e seus respectivos mecanismos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
- Aos índios forçados a trabalhar nas minas de prata espanholas eram fornecidas folhas de coca, pois isso tornava–os mais fáceis de controlar e explorar. A cocaína foi isolada (extraída das folhas de coca) pela primeira vez em 1859 pelo químico alemão Albert Niemann.
- A cocaína em pó (ou "farinha") é, em geral, utilizada por via intranasal, ou seja, por aspiração nasal, ou ainda por via intravenosa, quando dissolvida na água. Não é muito comum, mas também pode ser usada oralmente. É possível, também, fumar (via pulmonar) a cocaína, mas não na forma de pó e sim de pedra, o crack.
- O mecanismo de ação da cocaína no sistema nervoso central (SNC) consistem em aumentar a liberação e prolongar o tempo de atuação dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina, os quais são atuantes no cérebro.
Bons estudos, espero ter ajudado.
Resposta:
A cocaína é extraída da planta Erythroxylum coca, e pode ser consumida através de chás, inalada, via intravenosa ou fumada; o padrão de uso mais comum da cocaína em si entre usuários é inalando o pó; a cocaína, a depender da cia de administração, apresenta atividade estimulante do sistema nervoso central está relacionado a inibição da receptação da noradrenalina; o mecanismo mesmo parece ocorrer com dopamina e serotonina; o seu mecanismo de ação anestésico (quando usado topicamente, por exemplo) está relacionado a capacidade da substância bloquear canais de sódio voltagem dependente, retardando assim a transmissão ao estímulo relacionado à dor; algumas drogas são derivadas da cocaína, como o crack e a merla.
Explicação: