A realização de duas grandes guerras, a ascensão e ruína da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a expansão do capitalismo a praticamente todos os países e os efeitos múltiplos da globalização – de mercadorias, profissionais, tecnologias e produtos culturais, por exemplo - alterou significativamente o modo de vida das populações, de organização dos mercados e da atuação dos governos nacionais. Como destaca Mariano (2020, p. 223-224):
A narrativa liberal venceu o fascismo de Hitler e Mussolini, os quais não vivem mais, e o comunismo soviético, com a queda emblemática do muro de Berlim em 1989, ou seja, democracia política, direitos humanos e capitalismo de livre mercado parecem destinos a conquistar o mundo. Contudo a História é dinâmica e sempre nos surpreende: vislumbra-se, após um tempo de uma forte ideologia do fim da história, a sua continuidade, apesar dos constantes anúncios e profecias, aqui e acolá do fim dela.
MARIANO. Rubem A. Filosofia. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ. Núcleo de Educação a Distância. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. 240 p.
Sobre tal contexto, analise as afirmações a seguir, bem com a relação proposta entre elas:
I – O desenvolvimento das políticas públicas voltadas aos direitos humanos é possível por conta da existência de condições de vida subumanas em diversos países.
POR QUE
II – A contradição do capitalismo, foco de atenção do Serviço Social, está no cerne do desenvolvimento das sociedades atuais, em que a manutenção de condições mínimas de sobrevivência é importante.
É correto afirmar que:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta: Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Sobre a atuação do serviço social e a expansão do capitalismo econômico e político: Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As questões sociais e as políticas públicas
Enfrentar as questões sociais a partir do entendimento do sistema econômico e político chamado de capitalismo é entender que foram as relações desiguais presentes na exploração entre capital e trabalho que geraram a pobreza, a miséria e a corrupção.
A expansão capitalista pós -guerras mundiais traz a questão social para o cuidado do Estado que criou então as chamadas políticas públicas. Assim, é o Estado que deve assumir politicas sociais voltadas para o público pobre como forma de garantir o mínimo nas condições de vida humanas, seja na diminuição da miséria, seja na manutenção de um meio ambiente saudável à preservação da vida.
Aprenda mais sobre As questões sociais e as políticas públicas em: brainly.com.br/tarefa/3139392
#SPJ2