A partir do século III assiste-se ao longo processo de crise do Império Romano do Ocidente e ao desenvolvimento das instituições feudais, que deu início ao período medieval. Nesse contexto A) o fato de ter cessado a expansão do império não foi suficiente para produzir efeitos significativos para a obtenção de escravos e riquezas. B) ocorreu a fragmentação territorial do Império, devido à fragilidade da ação política do Estado romano, permitindo a ocupação de vários territórios pelos povos bárbaros. C) o poder político exercido pelas grandes cidades se manteve, levando a um crescimento da urbanização e desenvolvimento das instituições comerciais. D) desenvolveu-se o sistema de colonato, através do qual escravos e plebeus empobrecidos passaram a trabalhar como colonos nas terras dos grandes proprietários. E) reforçaram-se as relações escravistas, dando uma sobrevida ao Império, através da anexação de novos territórios.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
C) o poder político exercido pelas grandes cidades se manteve, levando a um crescimento da urbanização e desenvolvimento das instituições comerciais.
Como explicitado no texto, o desenvolvimento do período medieval se deve a crise do Império Romano do Ocidente, sobretudo por conta da falta de controle das fronteiras por conta de invasões bárbaras.
Diante disso, alinha-se com o processo de urbanização e novas rotas comerciais, para que o poder político pudesse se manter nas grandes cidades.
Perguntas interessantes