Biologia, perguntado por KaylaScofield5988, 1 ano atrás

A narcolepsia é um distúrbio de sono que acomete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram cães narcolépticos em sua colônia de animais saudáveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma ao lado. Os animais 1, 2, 4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pesquisa concluíram que nos cães a transmissão da narcolepsia é resultante da ação de um par de alelos. A partir dessas informações, responda: Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia? a) 0%. b) 25%. ► c) 50%. d) 75%. e) 100%.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
161
Olá!
Primeiramente, é importante determinar o tipo de herança em questão. De acordo com o gráfico, existem indivíduos afetados de ambos os sexos, o que resulta em uma herança autossômica. 
Além disso, ainda verificando o gráfico, percebe-se que o casal 14 e 15 é normal e gerou uma fêmea afetada, o que demonstra uma herança autossômica recessiva. 
Após determinar o tipo de herança, fazemos o cruzamento:
O macho 13 é normal (A), visto que recebeu um alelo dominante de sua mãe (8). Mas seu pai (7) é recessivo (a), o que torna o macho 13 especificamente heterozigoto (Aa). Quando há o cruzamento com a fêmea 16(aa), ocorre:
Aa x aa = Aa Aa aa aa
Portanto, a probabilidade do filho ser afetado com narcolepsia é de 50%.
Espero ter ajudado, querido aluno!
Respondido por sibertron54
16

Resposta:

50%

Explicação:

Eu acho que respondi tarde de mais

Perguntas interessantes