A Lei Federal nº. 8.080, de 19/09/1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. A saúde é a política pública universal que em conjunto com a assistência e previdência social formam o tripé da seguridade social, a qual é prevista na Constituição Federal de 1988.
De acordo com o site Governo do Brasil (2014), "a saúde é um direito de todos os brasileiros, garantido pela Constituição Federal de 1988. Todo cidadão tem acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), que realiza ações de promoção, prevenção e assistência à saúde. Antes, o modelo adotado dividia os brasileiros entre os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde pública pela Previdência Social, ou seja, trabalhadores com carteira assinada; e os que não possuíam nenhum direito. Quando o Estado falha ou se omite no dever de dar acesso à saúde, o cidadão pode exigir que seu direito seja cumprido. Pessoas de baixa renda podem recorrer à Defensoria Pública da União (DPU) para tentar obter medicamentos negados pelo estado (sob a alegação de falta de estoque) ou internação e tratamento em hospital público".
Disponível em: Acesso em: 20 fev. 2018 (fragmento).
Considerando o fragmento da reportagem, a Lei Federal Lei Federal nº. 8.080 de 19/09/1990 e os estudos realizados sobre o Sistema Único de Saúde no material de estudo, relacione as colunas que seguem:
(1) Controle Social ( ) Este princípio prevê que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, renda, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
(2) Descentralização ( ) É um princípio de justiça social que garante a igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie e garante ações e serviços em todos os níveis, de acordo com a necessidade de cada caso.
(3) Equidade. ( ) Este princípio sustenta que as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde formam, também, um todo indivisível e não podem ser compartimentalizadas.
(4) Hierarquização ( ) Este princípio é entendido como um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema, referência e contrarreferência.
(5) Integralidade ( ) Este princípio prevê a democratização dos processos decisórios consolidados na participação dos usuários dos serviços de saúde nos chamados Conselhos Municipais de Saúde.
(6) Universalidade. ( ) Este princípio trata da redistribuição das responsabilidades quanto às ações e serviços de saúde entre os vários níveis de governo.
A sequência correta dessa classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1, 2, 3, 4, 5, 6.
Alternativa 2:
6, 3, 5, 4, 1, 2.
Alternativa 3:
2, 3, 1, 4, 6, 5.
Alternativa 4:
5, 3, 4, 1, 2, 6.
Alternativa 5:
2, 3, 5, 4, 1, 6.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
A alternativa que contempla a resposta correta é a Alternativa 2: 6,3,5,4,1,2
De acordo com as páginas 102 e 103 do material de estudo.
De acordo com as páginas 102 e 103 do material de estudo.
Perguntas interessantes